Parfor/UFPI realiza reunião com municípios da microrregião de Floriano sobre cursos e vagas aprovados para a etapa 2023

Imprimir
Última atualização em Sábado, 19 de Novembro de 2022, 21h37

Coordenação do Parfor/UFPI:  Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova – História; Prof. Dr. João Benvindo de Moura –Letras Português; Profa. Dra. Glória Ferro, Coordenadora Institucional; Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz – Pedagogia

 

Na última sexta-feira (18), a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Professora Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, e os Coordenadores de curso: Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz – Pedagogia, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova – História, Prof. Dr. João Benvindo de Moura – Letras Português reuniram-se juntamente com secretários de educação e dirigentes municipais da Microrregião de Floriano para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para o Parfor/UFPI na etapa 2023 do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica.

 

Mesa de honra

A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Floriano e compuseram a mesa de honra o Secretário de Educação de Floriano, Padre Nylfrânyo Ferreira dos Santos, que na ocasião também representou o Excelentíssimo Prefeito de Floriano, Antônio Reis; a Secretária de Educação de Guadalupe, Lorena Rocha Antunes; a Secretária Executiva e Coordenadora Administrativa da UFPI no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Profa. Olgarina Soares Diocesano; a Diretora do SESC SENAC de Floriano e representante da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE), Ana Vívian Falcão do Carmo Veloso e a Diretora do Ensino na Zona Rural, Solange de Sousa Barros.

 

Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro

Em nome da administração superior da UFPI, a professora Glória Ferro saudou os presentes e agradeceu o acolhimento do secretário de educação, Padre Nylfrânyo Ferreira, e reiterou a importância do Parfor para a mesorregião sudoeste piauiense: “esperamos contar com o apoio dos (as) secretários (as) de educação e dos dirigentes municipais para fazermos uma ampla mobilização e garantirmos a continuidade do Programa na microrregião Floriano para qualificar ainda mais a prática docente, melhorar a aprendizagem dos alunos da educação básica e construir uma sociedade melhor para se viver”, disse a Coordenadora Institucional.

 

Secretário de educação de Floriano, Padre Nylfrânyo Ferreira

 

Em sua fala o Secretário de educação de Floriano, Padre Nylfrânyo Ferreira, enalteceu a importância do Parfor no município “A grande maioria dos professores de Floriano são profissionais que já passaram por essa formação do próprio programa em outros momentos e agora divido com eles essa felicidade em poder participar dessa riquíssima oportunidade e ao mesmo tempo de dar continuidade na formação dos professores e que também enriquece todo o seu processo de ensino aprendizagem para trabalhar no município de Floriano”.

 

Secretária de Educação de Guadalupe, Lorena Rocha

 

A Secretária de Educação de Guadalupe, Lorena Rocha Antunes agradeceu o convite para participar do evento e afirmou: “É um momento de muita valia para todos nós e acredito que teremos uma grande adesão de pré-inscrições para alcançar a oportunidade”.

 

Secretária Executiva e Coordenadora Administrativa - CAFS, Profa. Olgarina Diocesano

 

Já a Secretária Executiva do CAFS, Olgarina Diocesano, demonstrou seu apoio e carinho, agradecendo a oportunidade de ter participado do programa onde já atuou como coordenadora local no município de Floriano. “Já foram ofertados pelo Parfor/UFPI diversos cursos em Floriano, de grande importância para o município; ainda temos muitos professores da Educação Básica que não tiveram acesso ao Ensino Superior e essa é a oportunidade de garantir essa formação e uma formação de qualidade”, afirmou.

 

 

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/) até 18 horas do dia 06/01/2023 (Horário Oficial de Brasília). A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 11/01/2023 até 18h do dia 28/02/2023 (Horário Oficial de Brasília).

A proposta da UFPI para implantação de novas turmas no âmbito do Parfor levou em consideração as regras e os requisitos estabelecidos no Edital Nº 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes). Estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos de Educação Física, História, Letras – Libras, Letras Português, Pedagogia (1ª Licenciatura) e Geografia (2ª Licenciatura), distribuídas nos municípios de Floriano, Luzilândia, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí.

 

 

Confira: 

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023 

Alteração do cronograma do Edital Nº 8/2022.

Para obter mais informações: 

- dúvidas gerais e gestão técnica do Programa 

- cadastro de currículo e acesso ao sistema 

.b - atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria

 

Veja mais fotos da reunião.