Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI participa de reunião do ForParfor para escolha de representantes no CTB-EB da CAPES

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 08h40

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro, participou na tarde dessa sexta-feira (03), de reunião com os membros do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor (ForParfor) para tratar sobre a indicação de nomes a serem considerados para compor o Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTB-EB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

WhatsApp Image 2023 02 05 at 14.55.491

Profa. Maria da Glória Duarte Ferro durante reunião do ForParfor

Por meio de ofício, a Presidência da Coordenação da CAPES comunicou a retomada das atividades do CTC-EB, órgão colegiado que auxilia a Instituição na elaboração das políticas e das diretrizes específicas de atuação da agência no que se refere à formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica, solicitando a indicação de até 10 nomes a serem considerados pelo Conselho Superior da CAPES na composição do órgão.

O CTB-EB é formado por representantes dos(as) Secretários(as) do Ministério da Educação (MEC), das Diretorias finalísticas da CAPES e membros da sociedade escolhidos entre profissionais de reconhecida competência em educação básica e que tenham prestado contribuições relevantes à educação e à formação de professores no Brasil. Portanto, diante do compromisso assumido pelo Parfor com a formação de docentes da educação básica, foi solicitado ao Programa a indicação de nomes que poderão compor o Conselho.

WhatsApp Image 2023 02 05 at 14.55.49

Reunião dos membros do ForParfor para escolha de representantes do CTB-EB da CAPES

Durante a reunião, a Profa. Glória Ferro destacou a importância da retomada das atividades do CTB-EB e da oportunidade de fazerem parte da indicação de profissionais que possuem competência em educação básica, “que tenham contribuído efetivamente para a melhoria da educação e para a formação de professores no Brasil, alinhados ao trabalho desenvolvido pelo Parfor”, disse.

O ForParfor é uma entidade constituída pelos Coordenadores Gerais e Institucionais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) para atuar como interlocutora entre o Parfor e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e demais órgãos e instituições.