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Retomada Segura e Gradual

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Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2022, 11h30

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sobre o retorno gradual

A regulamentação do formato híbrido das atividades acadêmicas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão (CONSEPE) em 06 de dezembro de 2021, possibilitou o retorno presencial de até 60% do contingente de pessoas ao campus, priorizando estágios profissionais e as disciplinas práticas que envolvem o uso de laboratórios especializados. Para o período 2021.2 as disciplinas de natureza teórica continuarão na modalidade remota.


Na prática, são 81 turmas no formato híbrido, 55 turmas presenciais, e 06 cursos de graduação (Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Turismo, Engenharia de Pesca, Biomedicina). A escolha pela oferta das disciplinas se deu pela avaliação dos colegiados de cada curso.


O período letivo 2021.3, finalizado no dia 19 de janeiro de 2022, serviu como forma piloto para a universidade se preparar para uma nova etapa na implantação do ensino híbrido, na qual retomaram as atividades presenciais as clínicas escola de Fisioterapia e Psicologia, Biomedicina, bem como algumas disciplinas do curso de medicina. Outra experiência foi a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas instalações do Campus.

 

sobre a comprovação vacinal

Buscando proporcionar um retorno seguro e atender a exigências das autoridades sanitárias, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba em reunião extraordinária no dia (31/01/ 2021) deliberou pela exigência da comprovação vacinal da comunidade acadêmica para o acesso às atividades presenciais na UFDPar.


Os documentos comprobatórios: o Cartão de vacinação ou o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 emitido pelo Conecte SUS. A exceção para a não apresentação do comprovante se dará apenas mediante a anexação de atestado médico para pessoas que tenham problemas com algum componente da vacina ou comorbidades que impossibilitem a vacinação.

A comprovação por parte dos discentes será feita exclusivamente por meio do SIGAA, no ato da matrícula ou no Portal do Discente.

A análise dos documentos dos colaboradores será feita pelas Pró-Reitorias de Administração (PRAD) e

Gestão de Pessoas (PROGEP) e pode ser feita no botão abaixo:

botão comprovante conect sus   botão comprovante servidor    botão comprovante discente

Para os alunos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a COVID-19, poderão receber a sua primeira dose disponibilizada no próprio Campus em um posto de vacinação estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba. Para alunos não é necessário realizar agendamento prévio para acesso às vacinas, porém aos servidores da UFDPar devem agendar previamente seu acesso às vacinas AQUI!

operacionalização da retomada

Protocolos

Servidores e alunos diante de sintomas gripais, confirmação de COVID-19 ou contato com caso positivo, devem preencher o formulário disponível abaixo.

Formulário
Além do Plano de Retomada de Atividades Presenciais, foram elaborados ainda protocolos específicos das Clínicas de Psicologia e Fisioterapia, e Laboratórios, Unidade de Piscicultura e Guias com orientações para estudantes, que receberão atualizações de acordo com a dinâmica da legislação das autoridades sanitárias.

Monitoramento

Todas as ações de monitoramento serão acompanhadas pelas comissões criadas que farão o acompanhamento da situação epidemiológica, monitoramento de casos positivados e de espaço físico, em suas respectivas áreas de atuação.

Deverão ser avaliadas com periodicidade, quantitativa e qualitativamente, a eficácia das medidas implementadas e aplicadas no plano, com elaboração de relatórios, a serem apresentados aos órgãos colegiados pertinentes, que permitam subsidiar eventuais tomadas de decisão e autoridades sanitárias, sendo considerado a todo momento a possibilidade de interrupção das atividades no caso de agravamento na situação epidemiológica.

Adequações físicas

Durante o semestre 2021.2, atividades presenciais deverão se concentrar apenas nos blocos em que funcionam os setores administrativos, Coordenações de cursos, salas docentes, Laboratórios especializados, Clínicas escolas. As salas de aulas deverão se concentrar nos blocos do setor II, que são mais amplas e permitem melhor ventilação cruzada.

:: Salas de Aula e laboratórios

A PREUNI realizou recentemente manutenção em salas de aula e laboratórios e reparos nas janelas, para permitir a abertura. Os ar condicionados receberam manutenção preventiva. Quanto a capacidade de pessoas será obedecido o distanciamento. Os espaços receberão sinalização indicativa de fluxo e com orientações, dispensadores de álcool em gel e sabão e instalação de pias para higienização das mãos.

:: Quadra de esportes e auditórios serão restritos a atividades institucionais observando a capacidade de ocupação segura, sendo vedados eventos de terceiros.

:: Duas salas de apoio a docentes estão sendo estruturadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação com equipamentos para uso pelos professores mediante agendamento para gravação de aulas.

:: Limpeza dos espaços: Uma equipe de limpeza recebeu treinamento para realizar desinfecção dos ambientes. Para atender a nova demanda foram realizados ajustes nos turnos dos colaboradores.

:: Setores administrativos que lidam com atendimento receberam protetores de acrílico para mesas.

 

Site RETOMADA UFDPAR 2

 

Biblioteca: A biblioteca está concluindo o processo de automação do acervo e a estrutura física está passando por reforma. A reabertura está prevista para o dia 04 de abril, os serviços de emissão de nada consta e elaboração de ficha catalográfica estão sendo disponibilizados de forma remota.


O Restaurante Universitário continuará fechado no período 2021.2. O processo licitatório para contratação de uma nova empresa terceirizada ainda não foi concluído. Enquanto este espaço estiver fechado, serão oferecidos benefícios da assistência estudantil pela PRAE mediante editais para os discentes que estiverem cursando a graduação em formato presencial.

Transportes

As demandas para atender as atividades práticas de ensino serão atendidas, atendendo a capacidade segura de passageiros. Os veículos receberão sinalização e os motoristas passarão por treinamento pela PROGEP.

EPI's e insumos


O uso de máscara é o obrigatório, e a obtenção é responsabilidade individual. Para o uso de laboratórios especializados serão disponibilizados aos alunos face shield (equipamento de proteção dos olhos e do rosto). Também está garantido o abastecimento com álcool em gel nos dispensadores e totens.


Testagem

O Laboratório de Análises Clínicas da UFDPar, vem realizando apenas o teste rápido para detecção de anticorpos IgM e IgG para SARS-CoV-2, mediante agendamento. Devido à indisponibilidade de teste rápido de antígeno para COVID-19 ou RT-PCR para SARS-CoV-2, a orientação é que seja procurado o sistema público de saúde para a realização do exame

Hospital Nossa Senhora de Fátima

EndereçoR. Teresina, 796 - Bairro Nova Parnaíba, Parnaíba - PI, 64218-907


Assistência estudantil

Serão lançados Editais de bolsas de assistência estudantil para atender os eixos alimentação e moradia como o Auxílio Alimentação Emergencial Ampliado (AAEA) no valor de R$ 250,00 e o Auxílio Residência (AR) no valor de R$ 600,00.

O número de bolsas do Auxílio Inclusão Digital, será ampliado com mais 86 bolsas, para atender alunos que ainda permanecerão com aulas remotas.

Para além dos Auxílios citados, a PRAE retomará a oferta dos benefícios (BAE, Auxílio Creche, APEC) acompanhando a retomada gradual das aulas presenciais, no intuito de contribuir para que os discentes tenham meios de conduzir sua graduação, através de auxílios financeiros que ajudem nas despesas oriundas de suas reinstalações na cidade de Parnaíba.

:: Como obter os Auxílios?

Já está aberto as inscrições para Cadastro Universitário 2022 (CADUNI) no período de 02/02 a 21/10/2022.

Para concorrer aos benefícios da assistência estudantil, os estudantes precisam realizar o CADUNI 2022 exclusivamente pela plataforma SINAE

Podem se inscrever discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da UFDPar que ainda não realizaram inscrição nos Editais anteriores do CADUNI (Edital 002/2020 e Edital 01/2021) e que realizaram a inscrição nos Editais supramencionados, entretanto, estão em situação de indeferimento.

 Para mais informações, acesse o Edital EDITAL Nº 02/2022 – PRAE/UFDPar 

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botão comissões        botão sinalização    Botão Protocolos biosegurança

 

Documentos

Guia de Orientações aos Estudantes

Resolução CONSUNI N° 11/2022 de 31/01/2022

Nota de orientação sobre afastamento de casos suspeitos de COVID-19 na UFDPar

Nota de recomendação de adiamento das aulas presenciais UFDPar

Nota sobre Comprovação Vacinal para acesso às dependências da UFDPar

Nota sobre o retorno de atividades práticas presenciais na UFDPar

Nota Técnica sobre a retomada das atividades de ensino presencial da UFDPar (Página 7)

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