Professor da UFPI de Picos tem registro de patente de molécula natural com propr

Imprimir
Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2010, 14h27 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 09h40

O Prof. Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira (http://lattes.cnpq.br/4897632187244463), pertencente ao Curso de Ciências Biológicas de Picos, registrou parte de suas descobertas na patente intitulada “COMPOSTOS COM AÇÃO CITOMODULADORA, FORMULAÇÕES CONTENDO OS MESMOS E PROCESSO PARA SUA OBTENÇÃO” sob o nº. PI0805322-7 A2 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A patente trata, principalmente, sobre o potencial citotóxico e antitumoral do clerodano diterpênico Casearina X (Figura 1), uma das várias moléculas presentes na planta Casearia sylvestris (Figura 2) com promissora atividade antitumoral e estudadas durante o mestrado e doutorado em Farmacologia do Prof. Michel.

            A pesquisa, ainda em andamento, agora com enfoque toxicológico, conta com a valorosa colaboração do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (UNESP) de Araraquara, na figura dos professores pesquisadores Dr. Alberto José Cavalheiro e Vanderlan da Silva Bolzani, responsáveis pelo isolamento das moléculas, as quais foram avaliadas quanto a sua propriedade anticâncer no Laboratório Nacional de Oncologia Experimental do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação da Profa. Dra. Cláudia do Ó Pessoa. Assim, a colaboração interinstitucional entre os pesquisadores da UFPI, UFC e UNESP tem obtido bons frutos e publicações científicas de excelente nível. 

Figura 1 - Estrutura da molécula Casearina X isolada das folhas de Casearia sylvestris, uma planta popularmente conhecida como guaçatonga, cafezinho-do-mato ou café-bravo presente em todas as regiões brasileiras, inclusive no Piauí, e em diversos países da América do Sul.

 

Figura 2 - Ramo de Casearia sylvestris florescendo