Inauguradas novas instalações do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2011, 12h12 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 14h42

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí, em Picos, teve suas instalações de ampliação inauguradas nesta sexta-feira, dia 4, pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior. A solenidade aconteceu na sede do campus e contou com a presença de pró-reitores e autoridades municipais. Na oportunidade foram entregues novas salas de aula, laboratórios, auditório com capacidade para 254 pessoas, restaurante universitário, residência universitária, entre outros espaços.

Pró-Reitores da UFPI e autoridades locais marcaram presença durante solenidade no campus de Picos

Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da UFPI, e Hercília Maria Santos, diretora do campus de Picos, no descerramento da placa inaugural

Segundo o reitor da UFPI, as obras de ampliação do campus somaram um montante de R$ 14 milhões, totalizando 12 mil m² de área nova. Vale ressaltar que esse valor foi destinado apenas para a concretização da obra física, excluindo o valor gasto da aquisição de novos equipamentos. "Em todas as salas os alunos poderão usufruir de aparelhos como data show e condicionadores de ar", complementou Luiz Junior ao ressaltar o fato da UFPI ser a única universidade federal do país que não possui obras paradas.

Residência Universitária

Um dos espaços inaugurados foi a Residência Universitária, que após ser entregue deu a UFPI o status de única universidade brasileira com residência universitária em todos os seus campi. "A residência de Picos poderá alojar até 96 acadêmicos, possuindo 16 apartamentos, os quais podem abrigar quatro estudantes cada um", enumera Luiz Junior.

A residência é mista, sendo o primeiro andar destinado para as estudantes do sexo feminino e o térreo para os estudantes do sexo masculino, havendo reguladores para administrar o prédio. Vale ressaltar que os dois critérios principais para ter o direito de habitar o novo prédio são: residir em outro município e pertencer a uma família em vulnerabilidade social, com renda de até três salários mínimos.

Restaurante Universitário

As solenidades de inauguração tiveram fim com o descerramento da placa do esperado Restaurante Universitário, com 192 lugares e capacidade para oferecer até cinco mil refeições por dia. "Somente com equipamentos para a cozinha industrial foram gastos R$ 630 mil, além do restaurante ser totalmente climatizado", afirma Nadir Nogueira, pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI.

De acordo com a pró-reitora, inicialmente o restaurante vai servir as duas refeições principais, mas a partir de março do próximo ano os alunos internos da residência universitária também vão poder contar com café da manhã. "Assim como os alunos dos demais campi, a comunidade acadêmica do campus de Picos também vai ser atendida com refeições seguras e balanceadas", argumenta Nadir Nogueira.

Uma trajetória de crescimento

Durante a solenidade de encerramento, a diretora do campus de Picos, Profa. Dr. Hercília Maria Lins Roulim Santos, fez uma breve explanação sobre o crescimento da universidade nos últimos cinco anos. Nesse período, o campus recebeu sete novos cursos, além de evoluir no quadro de funcionários da IES, que hoje conta com 147 professores, dos quais 22 doutores, 76 mestres e 26 especialistas.

O reitor Luiz Júnior, por sua vez, exibiu imagens de todos os campi da UFPI no Estado, falando sobre a aprovação dos projetos, além do crescimento no número de cursos ofertados, totalizando 98 graduações, 11 cursos EAD (Educação a Distância), 29 mestrados e 5 doutorados.