Acadêmicos da UFPI são selecionados para Programa VER-SUS

Imprimir
Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2012, 09h06 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 11h38

 

Os acadêmicos do Curso de Enfermagem Eduardo Carvalho, Nádya Santos , Loslayne Barros e Maria Sauanna Moura receberam nesta segunda feira a feliz notícia de que foram selecionados para participarem do Programa VER-SUS ( Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde-SUS), do Ministério da Saúde.

 

Acadêmicos Eduardo Carvalho e Nádya Moura, selecionados para o VER-SUS ( Piauí)

O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

O Ministério da Saúde lançou a nova edição do projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil). O programa tem a finalidade de promover o contato e aproximar acadêmicos da realidade nos serviços da rede pública de saúde. Em 2012, o VER-SUS Brasil levará cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos municípios do Brasil.

EXPANSÃO -Ao estimular a participação dos alunos no programa, o Ministério da Saúde pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão. Segundo Hêider Pinto, 60 universidades, entre elas a UFPI ( Através do Núcleo de Estudos em Saúde Pública - NESP) e diversas secretarias municipais de saúde e centros acadêmicos de diferentes cursos, de todo o país, já demonstraram interesse em realizar as vivências em 2012.

Os graduandos de Picos foram selecionados na etapa estadual do programa e participarão da vivência na realidade do SUS nos municípios de Teresina, Parnaíba e Piripiri.