Licenciatura da EDUCAÇÃO DO CAMPO/Ciências da Natureza - UFPI/CSHNB

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Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 10h56 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 11h39

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O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) traz no cerne de seu desenvolvimento a articulação entre os saberes camponeses e os saberes acadêmicos, objetivando a construção de uma educação contextualizada com a realidade dos povos do campo inseridos no curso. O reconhecimento da compreensão dos princípios de desenvolvimento da Educação do Campo pautados no modo de vida dos camponeses, bem como a sua valorização, puderam ser acompanhadas na cerimônia de Colação de Grau da segunda turma egressa da LEdoC, da Universidade Federal do UFPI, ocorrido no dia 27 de março de 2019.

 

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Na oportunidade do evento, o formando Francisco da Costa Santos e a Prof.ª Dr.ª Patrícia Sara Lopes Melo, por meio de uma singela troca entre um chapéu de couro, parte da indumentária utilizada pelos vaqueiros no sertão nordestino, e o capelo, acessório representativo na outorga do grau acadêmico. A cena foi regada a muitos aplausos e retratou bem a realidade e valorização de todos os saberes.

 

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Clique aqui dedo20190402110724 para assistir o vídeo

 

O curso possui caráter regular e se desenvolve através da Pedagogia da Alternância, apoiando-se em duas dimensões de alternância formativa integradas: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. As atividades que configuram a dimensão Tempo Comunidade são realizadas no espaço socioprofissional e familiar do aluno, para que ele possa refletir sobre os problemas, discutir com a comunidade, com os movimentos sociais, com colegas e familiares, levantando hipóteses acerca das soluções possíveis. Esta dimensão se concretiza em sala de aula, a cada retorno para as atividades de Tempo Universidade, mediante discussões e socializações.

 

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Paraninfa da Turma, Profª Drª Juliana Bendini ladeada pelas licenciadas Maria José de Brito e Maria Valdeana de Brito

 

Os saberes da experiência são aliados aos conhecimentos científicos, formando profissionais capazes de desenvolver uma prática docente comprometida com as problemáticas do campo. Isso significa que a formação ocorre em ação, o que gera uma práxis transformadora. As experiências da Pedagogia da Alternância, imbricadas nos movimentos sociais populares, parecem sinalizar um novo projeto de sociedade e de educação.

 

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Turma com a mesa de honra e homenageados – LEDOC/CSHNB-UFPI