Projeto TEMPUS participa de evento que marca parceria entre Extensão e Residência Pedagógica da área de História

Imprimir
Criado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h48 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h58

Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2019, houve a segunda edição do evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970”, que teve como foco central compreender a importância do ensino crítico de História para a formação do cidadão brasileiro, consciente de seus direitos e deveres.

O evento foi realizado no auditório Severo Eulálio, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos. O Prof. Dr. Raimundo Lima, coordenador do Projeto de Extensão TEMPUS e da Residência Pedagógica da área de História, juntamente com suas equipes de professores e alunos, organizaram esse evento para a comunidade estudantil da educação básica, das escolas Marcos Parente, Jorge Leopoldo e Miguel Lidiano.

O Prof. Dr. Raimundo Lima diz que nos últimos anos, o ensino de História no Brasil vem sofrendo ataques que procuram desqualificar o trabalho do professor em sala de aula. "O projeto 'Escola Sem Partido' configura-se como um desses principais ataques que, de forma geral, visa retirar a criticidade do ensino de História. A ideia desse evento é promover a reflexão nos participantes sobre os riscos de se formar pessoas com caráter eminentemente técnico, que obedecem a ordens de forma passiva e que não conseguem enxergar as opressões cotidianas a que são submetidas", explica.

 

320190415091237

Prof. Dr. Raimundo Nonato Lima dos Santos, Coordenador do Projeto de Extensão TEMPUS e, Docente Orientador da área de História, do Programa Institucional de Residência Pedagógica, em palestra 

 

O Prof. Raimundo segue pontuando que "há a necessidade de se discutir a importância de um ensino crítico. E uma das formas mais didáticas de se discutir essas questões com o público da Educação Básica é por meio das artes. Assim, a ludicidade do teatro, por meio do Grupo teatral TEMPUS, ajudou na consecução dos objetivos desse evento", salienta.

O projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), da UFPI/CSHNB, tem como um dos seus principais objetivos a divulgação de um conhecimento histórico crítico, por meio da reinterpretação artística da história e historiografia brasileira. O espetáculo “Overdose”, que foi apresentado no referido evento, em sua primeira temporada, possibilitou ao público estudantil presente perceber as relações entre teatro, educação e história. "Essa peça teatral discute as tensões sociais que envolveram alguns jovens brasileiros dos anos 1970. O público e o privado são representados numa estética cênica que expressa múltiplas emoções. O sonho, marcando o limite tênue entre ficção e realidade, acompanha as trajetórias de vida das irmãs Maria Clarisse e Geni. Essas histórias individuais se cruzam, com seus altos e baixos, com suas dores e alegrias, com seus momentos de paz e de guerra; com overdoses de repressão!", conta o professor.

 

120190415090655

Grupo teatral TEMPUS, Projeto de Extensão da UFPI/CSHNB, após apresentação da primeira

temporadado espetáculo “Overdose”. Ao fundo, alunos do Ensino Médio do CETI – Marcos Parente

 

"Reconhece-se que a História precisa adotar várias linguagens, entre as quais, a artística é a que possibilita associar a dimensão cognitiva à lúdica, estimulando o pensamento reflexivo tanto entre os acadêmicos de História, participantes do Programa de Residência Pedagógica, quanto entre os estudantes da educação básica da cidade de Picos. Daí a parceria entre a RP/UFPI e as escolas campo conveniadas, CETI Marcos Parente, Unidade Escolar Jorge Leopoldo e Unidade Escolar Miguel Lidiano", finaliza o professor.

Confira fotos do evento:

 

220190415090912

Graduandos extensionistas do Projeto de Extensão TEMPUS e, licenciandos, bolsistas e voluntários, do Programa Institucional deResidência Pedagógica da área de História. Ao fundo, alunos do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Jorge Leopoldo

 

420190415091940

 Licenciandos da Residência Pedagógica, da área de História, acompanhando os alunos do CETI – Marcos Parente, na Universidade Federal do Piauí / Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

 

520190415092147

Cena do Espetáculo “Overdose”, do Grupo teatral TEMPUS, apresentado no evento “Por uma história crítica”,no auditório Severo Eulálio na UFPI/CSHNB