Revista Científica Internacional publica estudo sobre Fósseis de Picos, Piauí

Imprimir
Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 09h11 | Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 09h26

Jhenys Maiker Santos, aluno egresso do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, atual pós-graduando em Especialização em Ensino de Ciências da Natureza pela mesma instituição e mestrando em Geologia (Paleontologia) na Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici sob a orientação do professor Dr. Paulo Victor de Oliveira do Curso de Ciências Biológicas da UFPI CSHNB em colaboração com a Dr. Paula Dentzien-Dias ex-professora da instituição e atual docente no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande, têm um artigo aceito para publicação na revista Journal of South American Earth Sciences.

revista

Professor e aluno atividade

Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira e Jhenys Maiker Santos

professora1 professora2

Profa. Dra. Paula Dias

Intitulado “Contribution to the ichnology of the Parnaíba basin in the state of Piauí, Brazil”, o trabalho é fruto de uma intensa pesquisa de campo realizada pela equipe no Laboratório de Paleontologia de Picos (LPP) em morros na zona urbana do município de Picos entre os anos de 2013 a 2019. Os materiais estudados correspondem a seis novos registros fósseis de atividade de vida de organismos marinhos (icnofósseis) inéditos para a região sendo um deles de primeira ocorrência para o Brasil, contribuindo dessa forma com o entendimento da fauna local durante o período Devoniano (aproximadamente 380 milhões de anos atrás).

revista fosseis2

“A maior parte dos afloramentos sofrem impacto direto da presença humana, com destruição a partir da retirada de rochas para construção, aterros de áreas rebaixadas ou para construção de imóveis residenciais e comerciais na encosta dos morros. Essas são ameaças diárias e implicam na urgência de estudos paleontológicos sistemáticos que salvaguardem o maior número possível de espécimes. A presença de espécimes anteriormente não relatados na região reforça o alto potencial fóssil, mostrando que ainda não foi totalmente explorado e que novas ocorrências são possíveis”, explica os autores.

Confira mais detalhes no artigo:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895981121001103