Dia Internacional da Enfermagem - 12 de maio

Imprimir
Publicado: Quarta, 12 de Mai de 2021, 10h40 | Última atualização em Quarta, 12 de Mai de 2021, 10h44

Atuar em defesa da vida, da pessoa e da coletividade - esse é um princípio da enfermagem que sempre esteve presente nos pilares básicos da formação e no escopo da atuação de mais de 2 milhões de profissionais inseridos nos diversos cenários da atenção à saúde no Brasil. Somos a maior força de trabalho na área da saúde e assumimos uma postura de corporativismo em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma que o cuidado seja universal, equânime e integral.

Não é de hoje que usamos máscaras, aplicamos vacinas, comemoramos as recuperações dos pacientes, fazemos visitas em domicílios ou ainda que nos condoemos com a dor de tantas perdas. A enfermagem sempre esteve nesses momentos aplicando seu conhecimento, empatia e humanização para que o cuidado acontecesse, mesmo com todas as adversidades históricas simbolicamente expressas pela cultura de poder no setor saúde e pelas dificuldades de infraestrutura do nosso país.   

Nesta semana de 12 a 20 de maio, exaltamos e agradecemos a todos os trabalhadores e trabalhadoras de enfermagem que, por meio do seu ofício, colaboram para construir nossa identidade profissional, e exercem hodiernamente protagonismo inquestionável no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Ainda nessa perspectiva, não deixemos apagar das nossas memórias as muitas vidas afetadas pela pandemia, aproximadamente 56.000 casos e 778 óbitos de profissionais de enfermagem no Brasil, a eles nosso respeito, reconhecimento e gratidão pelo altruísmo no exercício de sua profissão, abnegado e literal cumprimento do juramento “dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade...”

Por fim, lutemos de forma visceral em prol da dignidade em favor de condições de trabalho justas, pela aprovação do PL 2564/2020, pelo honroso respeito da sociedade civil e pela qualidade e ética no fazer da nossa profissão. 


Prof. Francisco Gilberto Fernandes Pereira

Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem
Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos)
Universidade Federal do Piauí