Semana de Ação Mundial acontecerá no Piauí de 14 a 21 de junho

Imprimir
Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 10h20 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 10h20

IMG 20210601 WA0004

A SAM (Semana de Ação Mundial) terá como finalidade a defesa do financiamento da educação e do fortalecimento dos sistemas educacionais no contexto da Covid-19. Acontecerá no Piauí entre os dias 14 e 23 de junho como parte do que ocorre no Brasil em todos os estados.

Com o tema “A educação está passando a lição: Financiamento e escola segura! Ensinar e aprender com infraestrutura!”, a SAM 2021 no Brasil prioriza a necessidade de garantir segurança para o retorno às atividades presenciais nas escolas, em cenário de pandemia de Covid-19. Para tal, serão necessários mais recursos e condições sanitárias seguras, melhor financiamento e um sistema educacional público, gratuito e inclusivo fortalecido.

A SAM 2021 visa cobrar dos poderes públicos a solução para os problemas do financiamento da educação agravados pela pandemia de Covid-19. Urge um financiamento adequado com aumento dos recursos, construção e fortalecimento dos sistemas públicos que garantam equidade e inclusão, oferta de educação pública, gratuita e de qualidade para todas as pessoas, melhorar a qualidade do ensino por meio de condições de trabalho dignas, valorização e formação inicial e continuada de trabalhadoras e trabalhadores da educação, com a garantia de espaços de participação e protagonismo da comunidade escolar nas decisões sobre a educação, assim como proteção das crianças e adolescentes de toda forma de violência, discriminação e opressão.

No Piauí, a SAM 2021 acontecerá por meio de aulas-abertas, mesas redondas, aulas públicas e rodas de conversas. Todas as atividades do evento serão virtuais, umas transmitidas pelo canal do YouTube e outras pelo Google Meet. Confira a programação completa e acompanhe o evento nas redes sociais: https://www.facebook.com/nuppege.ufpi/ e no https://www.instagram.com/nuppege/.