Jovens do Semiárido Piauiense participam de Curso de Apicultura ofertado pelo Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (GEASPI/UFPI)

Imprimir
Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 14h51 | Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 14h51

Com o objetivo de incentivar e formar jovens para a prática da apicultura, a Profa Dra Juliana do Nascimento Bendini, coordenadora do Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (GEASPI) da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, está realizando o Curso de Apicultura para jovens do Semiárido Piauiense.

A ação de extensão também é vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo no Semiárido (NUPECS) do qual a docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/CSHNB) é membro.   

IMG 20220316 WA0064 copy copy

Professora Juliana Bendini

A professora Juliana Bendini destaca que a educação do campo precisa ser emancipatória. “Sabemos que a apicultura é uma atividade importante para a geração de renda no nosso semiárido, então ela contribui muito nesse processo”, explica a docente.

IMG 20220316 WA0066 copy

A consultora do SEBRAE/Picos, Catiana Melquíades ministrando oficina sobre captura de enxames.

O curso está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC e tem como público-alvo jovens do município de Patos do Piauí, filhos e filhas de apicultores com idades que varia de 14 a 24 anos. Acadêmicos da LEDOC e da Biologia também estão participando da ação.

 alunos

Participantes do curso.

Com certificado de 50 horas, a capacitação é realizada durante quatro finais de semana. O curso é em parceria com a consultora do SEBRAE/Picos, Catiana Melquíades, que tem realizado duas oficinas dentro do Evento, uma relacionada à confecção de caixas iscas e outra à troca de cera. 

O estudante Luiz Octávio Pereira Carvalho tem 14 anos e participa da formação. Para Luiz, o Curso tem possibilitado que ele se aproxime do trabalho de sua mãe, apicultora no município.  “Eu estou gostando do curso porque eu acabei conhecendo mais sobre o nosso semiárido e sobre nossas amadas e importantes abelhas. Eu gostei muito das nossas professoras, principalmente da professora Juliana que nos passa não só conhecimento, mas demonstra o seu amor pelas abelhas. Tenho o interesse de quando terminar, me especializar mais ainda na área para poder ajudar minha mãe e porque eu acabei amando as abelha e futuramente quero trabalhar com elas.”

IMG 20220316 WA0021

Luiz Octávio, participante do Curso.

Conforme a professora Juliana Bendini, é importante destacar o papel do Secretário de Agricultura do município, Hélio Araújo e da técnica do SENAR/PI, Aline Sousa, que fizeram toda a mobilização, organização, providenciando os espaços para as aulas teóricas e práticas junto ao apicultor Eriques Constâncio da Costa Silva, que gentilmente tem disponibilizado seu apiário para as práticas.

IMG 20220316 WA0065

Secretário de Agricultura do Município de Patos do Piauí durante uma aula prática do Curso.

Para o Secretário de Agricultura de Patos do Piauí, Hélio Araújo, “o curso de apicultura para os jovens do nosso município vem trazendo informações contextualizadas sobre essa atividade que é propulsora do desenvolvimento sustentável, bem como conceitos imprescindíveis na formação de cidadãos respeitosos com o Bioma Caatinga, sem abdicar da qualidade de vida no meio rural”.