Professora da Ledoc de Picos desenvolve proposta diferenciada de trabalhar com o tempo comunidade

Imprimir
Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 11h03 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 11h19

Edineide Silva

Profª Edneide Silva

A Professora Edneide Silva, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo área Ciências da Natureza (LEdoC/CN), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), propõe atividade de Tempo Comunidade (TC) diferenciado aos discentes da disciplina de Bioquímica para o Ensino de Ciências (BEC) no período corrente. 

O ensino remoto trouxe a necessidade de desenvolver habilidades mais aprimoradas quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). A Profª Edneide Silva, destaca que sentiu a necessidade de trabalhar para além dos conteúdos específicos das disciplinas acadêmicas e assim, inseriu nas disciplinas convencionais, como Química Orgânica, Química Básica, Bioquímica para o Ensino de Ciências, o uso de ferramentas digitais, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências até então, desconhecidas por alguns estudantes. 

Além de usar esses recursos durante a execução das disciplinas, a professora coordena projeto de extensão que exibe tutoriais sobre o uso de ferramentas digitais no espaço escolar, contribuindo para a divulgação e popularização de formas mais dinâmicas e interativas de se promover o conhecimento no contexto do ensino remoto.

Edneide Silva relata que sentiu a necessidade de inserir no processo formativo e avaliativo dos discentes da disciplina de BEC o PodCast e Padlet, além do uso de Livros Paradidáticos, relacionados a temática da referida disciplina, de modo a promover nos licenciandos o interesse pelo conhecimento disciplinar. 

Para a docente, essa proposta metodológica, contribui também para a formação profissional, tendo em vista que possibilita o trabalho mais dinâmico. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela docente na disciplina, estão disponíveis no edquimicaedbem.blogspot.com e EdQuímica EdBem – o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!