Junho Vermelho: Campus de Picos da UFPI faz Campanha para Doação de Sangue

Imprimir
Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 17h02

Junhovermelhook

“Seja o Herói na vida de alguém de alguém”. A frase sugestiva é um convite para um gesto de solidariedade.

Em referência ao Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, e ao dia 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí realiza nos dias 22 e 23 de junho ato de incentivo a esta campanha que ajuda a salvar vidas.

Será disponibilizado transporte alternativo saindo do pátio da UFPI/CSHNB em Picos, sem custo para os doadores. Para participar do ato, é preciso apresentar documento oficial com foto.

Para realizar a doação é necessário estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 60 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 59 anos; pesar no mínimo 50kg; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar nas duas horas antes da doação; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não ter colocado piercing nos últimos seis meses; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos e lácteos (derivados de leite) durante as três horas que antecedem a doação.

Junho Vermelho

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue. Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, além de outras situações em que seja necessária a transfusão.