Projeto traz crianças a laboratórios da UFPI de Picos para despertar interesse pela ciência

Imprimir
Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 10h43 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 10h30

WhatsApp_Image_2022-08-03_at_10.06.42.jpeg

Projeto da UFPI aproxima crianças com o conhecimento científico

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, por meio do projeto de extensão: “Popularização da Morfologia para alunos e professores da Rede Pública de Ensino”, mais conhecido pela sigla “PopMorf”, vem proporcionando a estudantes do ensino fundamental e médio de Picos, maior contato com a ciência por meio da morfologia humana, em visitas semanais aos laboratórios da UFPI, além de oficinas de conhecimento.

O projeto, que surgiu em 2019, foi criado após ser percebida a falta de laboratórios de ciências nas escolas da macrorregião de Picos e consequentemente o baixo desenvolvimento na área. A partir disso, nasceu o PopMorf, um projeto interdisciplinar , que envolve alunos dos cursos de nutrição, enfermagem e medicina da UFPI.

WhatsApp_Image_2022-08-03_at_10.07.06.jpeg

As coordenadoras do projeto, da esquerda para a direita: Larissa Alves Guimarães e Fátima Regina Nunes de Sousa

“Nós observamos que a experiência vai para além de conteúdo, ela serve de inspiração para que esses alunos, a partir do momento da visita, eles já se sintam capazes de sonhar em estar dentro da Universidade. Nós temos um dever social muito grande através desse projeto, pois não é somente o conteúdo, é permitir que a gente possa trabalhar sonhos dessas crianças e adolescentes e fazer com que eles se sintam capazes de estudar e passar na universidade pública”, destaca a coordenadora do projeto de extensão, Profa. Fátima Regina Nunes de Sousa.

WhatsApp_Image_2022-08-03_at_10.07.14.jpeg

Estudante observa lâmina através de microscópio durante atividade proporcionada pelo PopMorf

O PopMorf tem trabalhado com visitas semanais de escolas nos laboratórios de morfologia e histologia, com isso, a escola tem a liberdade de escolher o tema da visita técnica, para que esteja alinhado com o que é trabalhado em sala de aula. E a partir disso, os alunos recebem explicações e fazem visitas aos laboratórios, tendo contato com peças anatômicas e naturais do corpo humano, além de lâminas histológicas observadas pelo microscópio.

A visita conta ainda com um tour realizado no campus, para que as crianças e adolescentes possam ter contato com a Instituição e as demais estruturas e cursos que são ofertados pela UFPI.

O projeto de extensão realiza também eventos diversos relacionados à morfologia humana, como é o caso do Anatokids que se trata de um dia inteiro de atividades lúdicas direcionado a crianças menores, além do diAnatomia, e de atividades direcionadas à comunidade que faz uso da língua brasileira de sinais (Libras).

WhatsApp_Image_2022-08-03_at_10.07.19.jpeg

Estudantes do Campus de Picos participam da iniciativa

Atualmente, o projeto é coordenado pelas professoras de anatomia e histologia do curso de medicina da UFPI, Fátima Regina Nunes de Sousa e Larissa Alves Guimarães, além de contar com dois alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX/UFPI), e mais dez alunos voluntários dos cursos da saúde do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos.