Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI publica livro sobre Usos do Livro Didático na Prática Docente Alfabetizadora.

Imprimir
Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2022, 16h59

                                                                                        000MARCOS

O livro é de autoria do professor Francisco Marcos Pereira Soares, resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida em âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEd da Universidade Federal do Piauí – UFPI, orientado pela Professora Dra.  Antonia Edna Brito, do PPGED/UFPI.

                                                                                         

 

                                                                                           000capa do livro

A professora Dra. Antonia Edna Brito escreveu o prefácio do livro em questão e de acordo com ela a pesquisa tem a singularidade de apresentar narrativas de alfabetizadoras sobre suas relações com o livro didático na prática docente alfabetizadora, abordando os usos elaborados e reelaborados nas complexas e dinâmicas situações de ensino.

A abordagem desse tema no livro denota a importância da autoria docente na tessitura do ensino da linguagem escrita, bem como reconhece as alfabetizadoras como profissionais criativas, com potencial para desenvolverem a reflexão crítica sobre suas práticas, na perspectiva de transformá-las.  

Para o autor, a motivação para o estudo dessa temática foi construída em diferentes momentos da sua vida pessoal e profissional, de modo que, tecer reflexões sobre as aproximações com este objeto de estudo, requereu dele uma viagem imaginária em sua trajetória de vida, revisitando as estradas, os caminhos que foram trilhados desde a sua alfabetização até sua chegada a Pós-graduação.

O livro foi publicado pela Editora Pedro e João Editores, de São Carlos, São Paulo e tem também o objetivo de divulgar conhecimentos produzidos na Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí. Terá versão impressa e em E-book que pode ser acessado no link a seguir: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/livro-didatico-na-pratica-docente-alfabetizadora-usos-elaborados-reelaborados/#respond .