Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREX > GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ABELHAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE (GEASPI/UFPI) REALIZA EVENTO PARA O DIA MUNDIAL DA ABELHA
Início do conteúdo da página

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ABELHAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE (GEASPI/UFPI) REALIZA EVENTO PARA O DIA MUNDIAL DA ABELHA

Imprimir
Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 10h15

Em 2018, as Nações Unidas proclamaram o dia 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha. Essa resolução tem como objetivo a sensibilização sobre a importância desses insetos e alertar sobre o declínio das populações de abelhas. Vale ressaltar que a Convenção sobe Diversidade Biológica fez do uso sustentável dos polinizadores uma prioridade. 

Com o intuito de celebrar essa data tão importante, o Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (GEASPI) sediado no campus Senador Helvídio Nunes de Barros – Picos, irá realizar um Evento de Comemoração, destacando a importância desse inseto, especialmente para o estado do Piauí. 

Por que comemorar o dia mundial das abelhas? Segundo a Profa Dra Juliana Bendini, coordenadora do GEASPI e idealizadora do evento na UFPI, “Embora comumente a gente vincule a abelha mais à produção de mel e lembre mais da abelha africanizada, popularmente conhecida como “italiana” ou “oropa”, existe uma diversidade enorme de espécies, com hábitos e comportamento bastante distintos, e, essenciais para a polinização das espécies vegetais importantes para a manutenção dos ecossistemas”.

Recentemente o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do sistema de consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat) divulgou dados que colocam o Piauí como o maior exportador de mel do Brasil. Vale ressaltar que a produção e comercialização desse produto garante renda à muitas famílias campesinas, especialmente no semiárido piauiense.

No entanto, a importância das abelhas vai mais além. Segundo a Professora Juliana, praticamente 75% das plantas agrícolas dependem de insetos para se reproduzirem, e, entre eles as abelhas são os mais importantes, assim, podemos afirmar que as abelhas têm grande importância na produção de alimentos.  Da mesma forma, esses insetos, especialmente as abelhas nativas (sem ferrão) são responsáveis pela polinização de espécies florestais, garantindo a manutenção dos ecossistemas, a biodiversidade e consequentemente, até mesmo a manutenção do clima. E por que não destacar as pesquisas recentemente realizadas em relação à COVID-19, que têm revelado a potencialidade da própolis no tratamento dos doentes?

As abelhas são extremamente importantes, tão importantes que ganharam um dia proclamado para homenageá-las. E é lógico que a UFPI, Universidade sediada no Estado número 1 na exportação de mel do País, não poderia ficar de fora!

De acordo com a Professora Juliana, o evento com carga horária de 2 horas tem como intuito destacar a diversidade das abelhas, a importância, as causas e consequências do declínio de suas populações e, principalmente destacar as ações para a conservação desses insetos.

O evento tem o apoio da nossa Pró-reitora de Extensão e Cultura, Profa Dra Deborah Dettmam que fará a abertura. Vale lembrar as inscrições estão abertas até o dia 18 de maio à toda comunidade acadêmica da UFPI e de outras IES. Além de criadoras e criadores de abelhas, ambientalistas e amantes da natureza!  Então, fica o convite, dia 20 de maio, às 18h no canal do Youtube “Sertão das abelhas”, vamos “abelhar”!!!!!

Para se inscrever, basta seguir esse passo a passo:

  1. Abrir o Sigaa
  2. Aba “Extensão”
  3. Ações de Extensão
  4. Inscrições On-line
  5. Acesso à área de inscrições em Ações de Extensão
  6. Cursos e Eventos Abertos
  7. Buscar por “Evento de Comemoração ao Dia Mundial da Abelha”

Já para a comunidade externa, criamos esse passo a passo para ajudar, basta clicar aqui.

Esperamos vocês lá!

folder

Fim do conteúdo da página