Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Abertos o XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a IX Mostra de Comunidades
Início do conteúdo da página

Abertos o XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a IX Mostra de Comunidades

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 14h08

DSC_0609_copy.jpg

Cerimônia de abertura do XII Seminário de Extensão e Cultura (Semex) e da IX Mostra de Comunidades

Em continuidade à programação do IV Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), ocorreu na manhã desta terça-feira (29) a abertura das atividades do XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e da IX Mostra de Comunidades da Universidade Federal do Piauí. A solenidade ocorreu no Cine Teatro da UFPI, e contou com transmissão pelo canal da UFPI TV, no Youtube. A abertura também contou com apresentação da Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel.

DSC_0533.jpg

Camerata durante performance musical

Estiveram presentes na cerimônia: o coordenador do evento, prof. Acrísio de Miranda Sampaio; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, profa. Deborah Dettmam; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, prof. Antônio Cardoso do Amaral; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, profa. Mônica Arrivabene; o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, prof. Josenildo de Souza e Silva; a Diretora de Extensão Tecnológica e Articulação Comunitária do Instituto Federal do Piauí, Samara Pereira, em representação à Pró-Reitora de Extensão do IFPI; o Coordenador de Programas, Projetos e Eventos Científicos e Tecnológicos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, prof. Francisco Tavares; o Diretor Administrativo da Orquestra e Coral da UFPI, prof. Cássio Martins; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), prof. Willams Costa Neves; o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), prof. Edmilson Miranda de Moura; a Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral, profa. Edmilsa Santana de Araújo; a Superintendente de Recursos Humanos, profa. Flávia Lorenne. 

DSC_0521_copy.jpg

Coordenador do evento, Acrísio de Miranda Sampaio

Para o prof. Acrísio Sampaio, coordenador-geral do evento, o SEMEX representa a integração dos três pilares da universidade, ao passar pelo ensino, pesquisa e extensão. O professor ressalta a importância dos resultados apresentados nesse seminário: “Esse é o momento em que podemos mostrar à comunidade universitária o que aconteceu em termos de extensão, ou seja, o que foi repassado de conhecimento às comunidades e, naturalmente, essas comunidades apresentam seus anseios. A partir disso, acontece o feedback para que o pessoal da pesquisa possa então montar suas linhas de trabalhos”, destaca.

DSC_0530_copy.jpg

Profa. do DMTE Hilda Mara Lopes realizou palestra

Como parte da programação de abertura do evento, a profa. Hilda Mara Lopes, trouxe a palestra “Relatos de experiências vividas nas atividades de extensão durante a pandemia no PET Pedagogia”. Ela comenta a importância das ações de extensão que ampliaram as atividades do curso para outras cidades: É por meio do SEMEX que temos a oportunidade de divulgar os projetos e eventos que desenvolvemos na UFPI. No Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de pedagogia, conseguimos agregar pessoas de fora da UFPI, o público que não é acadêmico. Nosso projeto “Contação de Histórias”, desenvolvido em 2020, conseguiu contemplar 4 cidades do Piauí, através das tecnologias”, explica. A professora comentou sobre a importância dessas ações de extensão para os discentes envolvidos: “Existe uma troca de conhecimentos com os alunos participantes, principalmente pelo uso de novos recursos tecnológicos, é uma experiência fundamental”, acrescenta.

DSC_0704_copy.jpg

Professor Paulo Henrique Aragão Catunda

O professor Paulo Henrique Aragão Catunda, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, destacou o significado da extensão no âmbito acadêmico: “É cada vez mais importante a Universidade abranger a comunidade presente nos seus arredores, assim entra em questão a importância das universidades dialogarem, trocando ideias de ações de extensão e projetos que podem ser implementados com essas populações. A ideia da extensão é de um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora. É importante que a sociedade possa aproveitar o melhor da gente, assim propagar a universidade”, finaliza.

DSC_0687.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam

Na oportunidade, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, comunicou o lançamento de um novo edital para contemplar os projetos: “Esse é um momento muito especial para nós da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, temos muitos trabalhos sendo avaliados na edição deste ano do seminário. É uma oportunidade também para comunicar que há um tempo atrás, os pró-reitores das instituições procuraram a FAPEPI, com o pedido de um edital para desenvolver políticas de extensão no Piauí, e hoje lançamos este edital, onde serão 720 mil reais para os projetos e programas de extensão, cada proposta contemplada poderá receber até 30 mil reais para auxiliar na realização desses projetos. O valor vai atender tanto em despesas, como também na aquisição de equipamentos importantes. Essa é uma iniciativa inédita, mas esperamos que seja a primeira de muitas ações como essa.” explicou. 

Na ocasião, também foi anunciado o Programa Institucional de Bolsas da Orquestra e Coral da UFPI, com oferta de 40 bolsas em 2023, sendo 20 bolsas para a orquestra e 20 bolsas para o coral. O edital tem vigência de novembro de 2022 a dezembro de 2023.

DSC_0750.jpg

Comunidade acadêmica presente na abertura do SEMEX

No turno da tarde, serão realizadas 10 oficinas que irão abordar temas relacionados às áreas da saúde, educação, ciências agrárias, natureza, tecnologia e cultura. Os espaços acontecerão via Google Meet. O link das salas pode ser encontrado no site do SIUFPI 2022.

Além disso, serão realizadas salas virtuais para as apresentações orais de trabalhos das áreas de conhecimento citadas.

Fim do conteúdo da página