Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Obras da EDUFPI são sucesso de vendas durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A Editora da Universidade Federal do Piauí – EDUFPI comemora o sucesso de vendas das obras levadas para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada de 03 a 12 de agosto. A EDUFPI participou pela terceira vez consecutiva do evento, divulgando a pesquisa e a literatura de autores piauienses, levando este ano de 2018 ao público nacional e internacional, 21 títulos por ela publicados, sendo a maioria lançamentos, com exemplares das mais diferentes áreas, como História, Comunicação, Educação, dentre outras.

Segundo o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, de cada obra foram enviados sete exemplares, e mais da metade das obras tiveram todos os exemplares vendidos. “De acordo com o mapa das vendas da EDUFPI, podemos constatar que 80% dos livros foram vendidos, demonstrando que as vendas foram excelentes, e isso se deve à qualidade dos livros, ao conteúdo. A maior parte dos livros levados foram feitos pela própria EDUFPI com a Gráfica Universitária, aumentando muito a qualidade, e sempre temos a preocupação de enviar os livros que são lançamentos, que são novidade, pois são os mais procurados pelo público”, explica.

obras bienal sao paulo20180831103421

Obras levadas pela EDUFPI para a Bienal

O professor destaca, ainda, que boa parte das vendas são feitas por bibliotecas nacionais e internacionais, como por exemplo, a Biblioteca do Congresso Norte-americano, que compra um exemplar de todas as obras que ainda não possui. Além disso, outro fato marcante é que mesmo em um momento em que o mercado editorial está em crise, as vendas das obras expostas pela EDUFPI vêm aumentando a cada edição.

Para a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado, a participação da EDUFPI em grandes eventos é reflexo de um trabalho constante apoiado pela Administração Superior da Universidade. “Dentro de todo o apoio que a Administração Superior tem nos dado, consideramos o mais importante o apoio à participação da Editora nas Bienais de São Paulo e do Rio de Janeiro, além das Feiras e do Salão do Livro do Piauí. A UFPI tem levado sua marca por meio de grandes títulos, por meio de seus pesquisadores. A EDUFPI também tem procurado fazer parcerias, o que proporciona uma maior democratização de suas produções”, avalia.

bienal sp20180831103240

A Bienal de São Paulo atraiu milhares de pessoas

A participação da EDUFPI na Bienal do Livro é de grande importância não só para a Editora em si, mas para toda a Universidade, visto que grande parte dos livros expostos são obras de professores da UFPI. Nos últimos anos a EDUFPI apresentou grande melhoria na sua produção tanto em termos de qualidade como em quantidade, equiparando-se às grandes editoras universitárias nacionais, participando ativamente dos maiores eventos literários do país, estando presente além da Bienal de São Paulo, nas Bienais do Rio de Janeiro, de Brasília e de Fortaleza.

Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI

Criada em 1993, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) tem como finalidade principal a difusão da produção científica da Universidade, constituindo-se num canal de comunicação com a sociedade, bem como com a própria instituição. Neste processo, há uma reciprocidade de influências que resulta não só no enriquecimento das partes envolvidas, como no estabelecimento de novas políticas acadêmicas.