Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário marca encerramento e avaliação de cursos oferecidos pelo COMFOR

Seminário marca encerramento e avaliação de cursos oferecidos pelo COMFOR

31-08-mesa de honra.jpg

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Seminário de Encerramento dos cursos de extensão em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social e Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade. O evento teve como finalidade a socialização dos conhecimentos produzidos nos cursos e a reflexão sobre a contribuição da formação de professores de educação básica para melhoria da qualidade de ensino. Os cursos são realizados em parceria entre o Ministério da Educação e a UFPI, com ações coordenadas pelo Comitê Gestor Instituicional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica ( COMFOR/UFPI).

Ao todo, 120 profissionais de cinco munícipios (Teresina, Esperantina, Barras, Parnaíba e Buriti dos Montes) foram atendidos pelo curso de formação continuada, que visa formar, em nível de atualização, professores, equipe pedagógica e gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos e Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade, contribuindo para a efetivação da qualidade social da educação oferecida.

31-08-coordenadora .jpg

Coordenadora do COMFOR, Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho

Segundo a coordenadora do COMFOR, Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho, as escolas precisam se preparar para receber pessoas egressas do sistema prisional e, por isso, a participação em cursos específicos que tragam essa preparação é fundamental.  “Nós buscamos capacitar esses profissionais para receberem esses egressos de forma que estes esqueçam o passado e concentrem-se em aprender”, disse.

31-08-palestrantre.jpg

Palestrante no evento, Profa. Dra. Francisca das Chagas Lima ( UFMA)

A Profa. Dra. Francisca das Chagas Lima, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou uma palestra com abordagem sobre questões da formação continuada enquanto processo que propícia reflexão dos professores sobre a prática pedagógica. “Essa formação continuada proporciona ao professor uma reflexão para que ele possa se atualizar e identificar os aspectos que precisam ser ressignificados na sua prática pedagógica, para que ele possa, então, desenvolver uma atuação docente no sentido de alcançar a qualidade de ensino que ele ministra”, explicou.

31-08-participante curso.jpg

Professor de matemática, Roberto Borges, participante de curso, oferecido pelo CONFOR

O professor de matemática, Roberto Borges, que ministra aulas para jovens internos do Centro Educacional Masculino (CEM), participou do curso de extensão em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade. Segundo ele, a intenção é se qualificar para aprender técnicas práticas que chamem atenção dos jovens para o conteúdo aplicado. “A partir das técnicas ensinadas, eu confeccionei meus próprios materiais. Venho observando que eles vêm se atraindo mais pela prática”, avaliou.

A solenidade marcou também a abertura de novas turmas dos cursos de extensão: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (Teresina e São João da Serra); Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (Teresina e Floriano); Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Economia Solidária (Campo Maior e Piripiri); e Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos (Teresina e Parnaíba).

Na parte da tarde, ocorre a mesa " Avaliação dos cursos: reconstruindo e refletindo o processo de aprendizagem", além de apresentação de trabalhos dos alunos dos cursos realizados.

Confira mais fotos do evento:

publico 2.jpg

31-08-publico.jpg