Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso de Medicina realizam projeto "Educação sobre Saúde e Sono"

Estudantes do Curso de Medicina realizam projeto "Educação sobre Saúde e Sono"

O projeto intitulado: “Educação sobre Saúde e Sono na Universidade - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – CSHNB”, coordenado pelo Prof. Me. Renato Mendes docente do curso de Medicina e pelos alunos Edvaldo Costa (5º bloco de Medicina) e Onildo Bomfim Júnior e Eurípedes Inácio Neto (3º bloco de Medicina), desenvolveram atividades às 7:00 horas da manhã no dia 30 de Agosto na Residência Universitária do Campus Universitário “Senador Helvído Nunes de Barros” em Picos.

O projeto faz parte de ações da PRAEC – Pro–Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários / Coordenação de Assistência Comunitária / Serviço Social e contempla ações do projeto BIASE/2018, que estão sendo desenvolvidas atividades programadas no decorrer do ano, para conscientização da importância da qualidade do sono entre os discentes. Sendo assim, estamos propondo, para toda comunidade acadêmica e principalmente para os alunos que são atendidos pelos projetos da Coordenação de Assistência Comunitária / Serviço Social, vinculados ao NAE – Núcleo de Assistência Estudantil – CSHNB / Picos.

educacao do sono 1.jpg

Prof. Renato Mendes com os alunos da Residência Universitária – CSHNB / PICOS

“Ao longo da nossa vida, quanto tempo passamos dormindo? Fazendo um cálculo aproximado, passamos 1/3 da nossa vida dormindo, ou tentando dormir. Apenas este número já demonstra o grau de importância que o sono tem para a nossa vida. Ou seja, o dormir mal por apenas uma noite é capaz de atrapalhar o seu dia inteiro levando os estudantes a ter um sono ruim e trazer repercussões para saúde, em toda sua vida e principalmente durante a vida acadêmica” Com essa informação confirmamos o propósito do nosso grupo de trabalho e projeto de ação – Pontua o Prof. Renato Mendes.

”Como sabemos através da literatura e de comprovações científicas que a alta incidência de distúrbios de sono, especialmente a sua privação e sua irregularidade crônica tem conseqüências graves para os seres humanos. Isto notável para os jovens universitários, que como conseqüência acaba tendo piores rendimentos acadêmicos, disfunções autonômicas e emocionais” – segundo o aluno Edvaldo Costa (Estudante do 5º Bloco de Medicina e também um dos estudantes que mora na Residência Universitária).

“Sendo assim, estamos propondo para toda comunidade acadêmica e principalmente para os alunos que são atendidos pelos projetos da Coordenação de Assistência Comunitária / Serviço Social, vinculados ao NAE – Núcleo de Assistência Estudantil – CSHNB / Picos, dentre nossas atividades, informar sobre a Qualidade do Sono para todos os discentes do campus, essa será nossa meta. Eis o motivo de escolhermos também esse público (65 alunos residentes) da Residência Universitária, para informar e identificar as características do ciclo sono e vigília e os possíveis mecanismos determinantes da saúde e sono destes universitários” justifica o Prof. Renato Mendes.

A escolha do horário bem cedo, as 7:00h da manhã, foi justamente para conscientizar sobre a verdadeira importância do sono como reparador cognitivo e de uma boa noite de sono. Na oportunidade foram distribuídos folders informativos para todos. Os residentes consideraram positiva a atividade, como forma de promover saúde e qualidade de vida na Residência Universitária, pois puderam bater um papo e tirar algumas dúvidas sobre o Sono e alguns distúrbios.

Confira o folder.

educação do sono 2.jpg