Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI realiza ato em solidariedade ao Museu Nacional

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAP), realizou nesta terça-feira (04), às 10h, um ato em solidariedade ao Museu Nacional/UFRJ, destruído por um incêndio no último domingo (02). O evento aconteceu no CCN2 (Centro de Ciências da Natureza), próximo ao museu.

Para Joina Freitas Borges, uma das organizadoras do ato e professora do curso de Arqueologia, a perda do acervo do Museu Nacional é insubstituível e afeta as próximas gerações. "Não foi uma perda só de passado, mas também de futuro. Pesquisas que estavam sendo feitas... quantos pesquisadores nesse momento estão sem poder concluir seus mestrados e doutorados? Esse é um momento de luto, de pensar o que aconteceu, mas também refletir para o futuro", comenta.

04092018-_DSC0029.jpgProfa. Joina Freitas Borges explica o objetivo do ato

O ato de solidariedade acontece para sensibilizar a comunidade piauiense sobre a valorização da nossa própria cultura e acervos históricos. "O que nós podemos fazer é isso, se unir para cobrar dos gestores públicos mais atenção à cultura. Se um povo tem a consciência da sua cultura, vai se tornar mais cidadão, vai lutar mais pela educação, saúde e segurança", comenta a professora.

04092018-_DSC0019.jpgCartazes com pedidos por mais investimento em cultura e educação

O estado do Piauí é riquíssimo em vestígios fósseis e possui inúmeros sítios arqueológicos que necessitam visibilidade e valorização, alguns representados no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI. Aline Freitas, mestre e doutora em Geologia pela UFRJ, trabalhou no Museu Nacional (que é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro) durante uma década e agora faz seu segundo pós-doutorado na UFPI. Ela comenta sobre a importância do ato de solidariedade. "Significa que nós estamos preocupados com o nosso patrimônio, com a nossa sociedade. O nosso museu está engajado nessas causas sociais, a gente - infelizmente - precisa aproveitar essa tragédia que tá acontecendo no Rio de Janeiro e abrir os olhos para os nossos problemas daqui e o nosso museu é o veículo para essa mudança social".

Abraço simbólico

Os participantes do ato solidário em homenagem ao Museu Nacional realizaram um abraço simbólico no prédio do MAP (Museu Arqueológico e Paleontológico da UFPI). O gesto é, segundo a professora do curso de Arqueologia, Joina Borges, um ato de apoio "Parar mostrar que podemos nos unir. Mãos dadas para lutar pela nossa cultura", disse.

WhatsApp Image 2018-09-04 at 12.07.14.jpegAbraço simbólico realizado no prédio do Museu Arqueológico e Paleontológico