Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de escolas públicas e particulares do Estado recebem medalhas na 13ª Premiação da OBMEP

04092018 DSC 056120180904131644

Aconteceu hoje (04), às 10 horas, no Espaço Noé Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 13ª Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2017 (OBMEP). O evento contou com a participação de alunos, professores, escolas e secretarias de várias cidades do Estado do Piauí,  e teve o propósito de reconhecer e premiar o empenho de todos, com medalhas de ouro, bronze e prata. Mais de 126 alunos do Piauí foram contemplados. A segunda da fase da prova vai acontecer dia 15 de setembro.

Newton Luís, professor de Matemática da UFPI e Coordenador Regional da OBMEP da região Centro-Norte do Piauí, acentua que saber matemática é mais do que domínio da disciplina e que a OBMEP tem um papel muito importante. “A OBMEP talvez hoje seja o maior projeto social do Brasil. Ela alcança todos os extremos do país, os povoados mais afastados. Se tiver uma escola de ensino básico, de ensino fundamental ou ensino médio, qualquer aluno pode estar participando.”

04092018 DSC 051620180904131849

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve presente e pontua a importância do evento. “Esta Olimpíada tem incentivado muitos estudantes a conhecerem e se dedicarem mais à Matemática, e acabam se dedicando a outras disciplinas. Além, é claro, de estimular o crescimento da qualidade do ensino nas escolas públicas no Brasil, especialmente no nosso Piauí”, destaca. Ele fala também sobre a capacidade desses estudantes que estão sendo premiados. “Os jovens que participam de olimpíadas, sejam elas quais forem, são diferenciados, e com certeza ingressarão na universidade com o potencial muito maior”.

04092018 DSC 054620180904132058

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O sentimento de felicidade contagia Érica Sousa, de Cocal dos Alves e que também representa a escola Teotônio Ferreira Brandão. “É muita felicidade! No sétimo ano eu consegui passar na primeira fase, em seguida fiz a preparação, e na segunda fase eu passei com nota 8. Eu gosto de Matemática porque é como se fosse um desafio, e eu gosto de desafios”, enfatiza.

04092018 DSC 055520180904132352

Estudante Érica Sousa, da Escola Teotônio Ferreira Brandão (Cocal dos Alves)

Esse é o primeiro ano que as escolas particulares participam, ainda de forma tímida, mas ganhando destaque. Maria Eduarda, 12 anos, aluna do Instituto Dom Barreto, Teresina, participou da Olimpíada ano passado e ganhou medalha de bronze. “Matemática é uma matéria que eu sempre me dei muito bem. Desde que eu comecei a participar, melhorou meu andamento, minhas notas aumentarm. Não eram notas baixas, mas aumentaram ainda mais”.

04092018 DSC 055920180904132653

Maria Eduarda, 12 anos, aluna do Instituto Dom Barreto

Newton Luís segue falando que esses jovens irão contribuir com a ciência, tecnologia e pesquisa no Brasil, e isso precisa ser valorizado e premiado. “Saber que eles levam esse brilho nos olhos, sendo reconhecidos e aplaudidos, isso é totalmente gratificante. Não só das crianças e jovens ganham, professores também, porque eles são envolvidos. O professor que tem alunos que querem aprender, tem que estudar. As escolas também crescem, as secretarias crescem, todos crescemos”, conclui.

Localidades do Piauí com alunos/escolas premiados: Acauã, Alto Longá, Angical do Piauí, Barras, Beneditinos, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Cocal dos Alves, Esperantina, Joaquim Pires, Luís Correia, Luzilândia, Matias Olímpio, Oeiras, Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Porto, São Francisco de Assis do Piauí, Tanque do Piauí, Teresina e Valença do Piauí.

Confira mais fotos:

premiacao obmep20180904151722