Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Ciência Política realiza Seminário Eleições no Brasil - 2018
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política realiza Seminário Eleições no Brasil - 2018

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17
Ontem, 04 de setembro, aconteceu o Seminário Eleições no Brasil - 2018, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com apoio do curso de Bacharelado em Ciência Política, do Grupo de Pesquisa sobre Partidos Políticos da UFPI e da Associação Brasileira de Ciência Política - Regional Nordeste. O evento contou com mesas e palestras sobre diversos temas que envolvem as eleições nacionais deste ano, como: economia, candidaturas, escolha eleitoral, estratégias, padrões de votação e pesquisas eleitorais.
 
A primeira mesa, realizada no turno da manhã no auditório Noé Mendes do CCHL, sobre eleições no Piauí, contou com a participação de dois egressos do Mestrado em Ciência Política, respectivamente, os professores Márcio Braz e Adauto Galiza, além da presença do prof. Dr. Cleber de Deus, do Curso de Ciência Política da UFPI.
 
Adauto Galiza, mestre em Ciência Política pela UFPI
Adauto Galiza, mestre em Ciência Política pela UFPI

No turno da tarde, as atividades ocorreram no auditório do CCE. A primeira foi uma mesa sobre eleições presidenciais em que os professores doutores Bruno Mello e Vítor Sandes debateram a dinâmica de disputa eleitoral nos últimos anos no Brasil, com foco nas eleições de 2018. Na sequência, o prof. Dr. Glauco Peres, do Departamento de Ciência Política da USP, proferiu uma palestra sobre a dimensão contextual dos resultados eleitorais nas disputas para deputado federal no Brasil. 

Mesa Pesq Eleitorais Raimundo Jr20180905114951Mesa-redonda sobre Pesquisas Eleitorais

Por fim, à noite, na sala de vídeo 1 do CCHL, aconteceu a mesa sobre pesquisas eleitorais, com a participação do Prof. Dr. Raimundo Júnior, tratando sobre os usos de grupo focal em campanhas eleitorais, e do prof. Dr. Vítor Sandes e dos discentes da graduação em Ciência Política, Denise Pacífico, Lays Damasceno, Mário Dia e Matheus Rodrigues relatando a experiência e os resultados de uma pesquisa eleitoral no CCHL como atividade do curso de Bacharelado em Ciência Política.
 
O evento, além de trazer uma temática importante para a comunidade acadêmica da UFPI, envolveu docentes e discentes da instituição, tendo sido atividade aberta também à comunidade como todo, o que possibilitou debates produtivos sobre eleições considerando suas múltiplas facetas e perspectivas teórico-metodológicas para abordar suas diversas problemáticas.
 
O evento foi cadastrado junto à Pró-reitoria de Extensão (PREX), que é responsável pela emissão de certificados aos participantes do evento.  
Fim do conteúdo da página