Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de História, na modalidade a distância, se destaca em avaliação do INEP

Curso de História, na modalidade a distância, se destaca em avaliação do INEP

O curso de História, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Piauí, obteve nota 4,21, em uma escala de 1 a 5, em avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), realizada no final do mês de agosto para o processo de reconhecimento do curso.

Esse processo de reconhecimento é solicitado ao Ministério da Educação (MEC) pela instituição quando a primeira turma entra na segunda metade do curso. Dois avaliadores vêm até a instituição verificar se os pontos do projeto inicial foram cumpridos.

avaliacao inep20180911160208

Reunião durante visita dos avaliadores

“O processo de Avaliação e Reconhecimento do Curso de História constou da visita de dois professores escolhidos por sorteio, oriundos de diferentes universidades brasileiras e de outros estados, que analisaram meticulosamente a documentação da Fundação Mantenedora (FUFPI), da Coordenação do Curso, da Produção Acadêmica dos Docentes, da Titulação Acadêmica docente além de visita à Biblioteca da UFPI, reunião com a Comissão Própria de Avaliação - CPA, Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso, com a Equipe Multiprofissional, com os gestores do Centro, professores, tutores presenciais e a distância, coordenadores e alunos do Curso. Após as análises das respostas os avaliadores preencheram um formulário eletrônico do INEP, definindo a nota numa escala de 0 a 5, justificando cada escolha em pareceres documentados”, explica o Coordenador do Curso, o Prof. Pós-doutor em História, Francisco de Assis de Sousa Nascimento.

A análise documental e o preenchimento do formulário eletrônico aconteceram no Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, no qual foram disponibilizados, além dos relatórios dos 10 polos onde o curso é ofertado, fotografias, banners, trabalhos de conclusão de cursos, livros, documentários, anais de eventos, pôsteres de iniciação científica, etc.

“A obtenção dessa nota (4,21) representa para o curso a aprovação e o reconhecimento do trabalho de profissionalização e formação de professores de História pelas Instituições de fomento, para sociedade piauiense, para elevação da autoestima dos alunos, dos resultados positivos do trabalho didático pedagógico, da excelência do trabalho dos professores formadores e dos professores tutores presenciais e a distância”, comemora o Coordenador.

Agora, tomando como base as diretrizes dadas pelos avaliadores, serão desenvolvidas estratégias no intuito de manter a nota obtida e alcançar a nota máxima.

1- Reformulação do Projeto Político Pedagógico para atender as novas resoluções da UFPI e do Governo Federal;

2- Solicitação da Construção do Prédio próprio do CEAD, com todas as estruturas de acessibilidades, espaços próprios adaptados para portadores de necessidades especiais;

3- Aquisição de código de vagas para contratação de pelo menos um professor efetivo no curso de História do CEAD/UFPI.

4- Organização de materiais didático pedagógico para divulgação pela internet;

5- Produção de um Laboratório de Ensino Virtual para melhorar o processo ensino-aprendizagem dos alunos a distância.

CEAD/UFPI

Em 24 de outubro de 2006, a UFPI fez o projeto de criação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) com os objetivos de oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região. A Portaria nº 97, do dia 5 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União, reconheceu a institucionalização do Centro pelo Ministério da Educação (MEC).

Hoje o CEAD/UFPI está presente em 41 municípios, sendo 39 no Piauí e 02 na Bahia, e oferta 15 cursos de graduação, entre eles, o Curso de Licenciatura em História.