Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egressa do curso de Engenharia Civil apresentou trabalho no CILAMCE 2018, em Paris

Maria Clara Carvalho Rameiro, recém-graduada no curso de Engenharia Civil da UFPI, apresentou trabalho científico no 39th Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE 2018), co-organizado pelas instituições Université de technologie de Compiègne - Sorbonne Universités e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

CILAMCE 2018 120181113171824

O artigo “Comparative study in results and computational performance of the main methods of solution of sparse and symmetric linear systems that result from Finite Element Method” foi apresentado em evento que acontece em 11-14 de novembro, em Compiègne – Paris (France).

Para Maria Clara, A experiência de desenvolver um trabalho desafiador foi extremamente gratificante. “Além da motivação pessoal fomentada por ter um trabalho reconhecido e apresentado no exterior, experiências como esta podem servir também como incentivo para que outros alunos tenham entusiasmo suficiente para produzir pesquisas relevantes que permitam apresentar a produção científica, desenvolvida na UFPI, ao conhecimento de prestigiados pesquisadores de outras grandes universidades do país e do mundo”, explica.

CILAMCE 2018 2.jpg

A pesquisadora foi orientada pelo Prof. Calebe Souza e, para ele, a pesquisa teve aspectos bastante desafiadores e os resultados são promissores. “Ao comparar o desempenho computacional de diferentes métodos (diretos e indiretos), de resolução de sistemas lineares com matrizes esparsas e simétricas, foi possível definir quais métodos são mais vantajosos para modelagem de estruturas, com diferentes níveis de complexidade, via Método dos Elementos Finitos”, finaliza.