Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Membros do Mestrado Saúde da Mulher/NUEPES/UNA-SUS UFPI articulam cooperação internacional

Durante a 10° edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), realizado em São Paulo de 4 a 6 de dezembro de 2018, membros do Mestrado em Saúde da Mulher/NUEPES/UNA-SUS/UFPI articulam cooperação internacional.

IMG_9374[1].JPG

Profa. Lis Marinho apresentando os resultados do Projeto "Síntese de Evidencias para Políticas de Saúde - Mortalidade Materna no Estado do Piauí"

A Coordenadora do Mestrado em Saúde da Mulher, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, participou de várias reuniões onde pôde dialogar para futuras cooperações internacionais para o Mestrado. “O evento viabilizou uma aproximação com representantes da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde). Neste evento, compartilhar experiências e dialogar com representantes internacionais é uma grande oportunidade para fazer crescer nossa instituição, pois sabemos que o padrão internacional é padrão ouro e é isso que buscamos. Somente utilizando a utopia da qualidade 10 que concretizaremos o padrão de excelência para nossa universidade”, explica a professora Lis Cardoso.

IMG_9389[1].JPG

Lidia Moura Fé, Profa. Lis Marinho, Dr.Jorge Barreto e Profa. Zenira Martins

Estiveram presentes no Congresso da BIREME (CRICS) docentes e egressos do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher. Dentre eles, a Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros – Coordenadora, Profa. Me. Zenira Martins Silva, Prof. Dr. Márcio Demes e Profa. Dra. Malvina Thais e a egressa Lidia Araújo dos M. Moura Fé, onde participaram das atividades regulares do evento.

IMG_9301[1].JPG

Profa. Lis Cardoso Marinho Medeiros e a Dra. Carissa F. Etienne, diretora da OPAS em Washington

Durante o congresso foi apresentado o resultado de uma pesquisa aprovada em edital público da OPAS/MS obtido por membros da UNA-SUS-UFPI, que tem como objetivo implementar instrumentos para redução da mortalidade materna no estado do Piauí. Este projeto encontrou as melhores evidências científicas para serem implementadas no estado com o objetivo nesta redução. São membros do projeto: Lorena Citó Lopes Resende Santana, Lídia Araújo dos M. Moura Fé, Lanna Duarte, Zenira Martins Silva, Kelsen Dantas Eulálio, Lis Cardoso Marinho Medeiros, com colaboração da SESAPI na pessoa de Auzeni Moura Fé, Joaquim Parente e Luciana Sena, e internacionalmente pela OPAS, representada por Carmem Veronica Mendes Abdala e Evelina Chapman Gracia.

IMG_9420[1].JPG

Dra. Ana Estela Haddad, Profa.Lis Marinho e Dra. Carmem Veronica Mendes Abdala (gerente da BIREME/OPAS)

O Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS) é dos mais importantes e consolidados fóruns em informação científica e técnica, que proporciona um espaço para discussão sobre questões relevantes sobre a produção e acesso a informação pertinentes para a Saúde Pública nas Américas, estruturado em eixos temáticos. A série teve início em 1992, e desde essa data o evento já foi realizado no Brasil, Cuba, Costa Rica, México e Estados Unidos. O CRICS nasceu como um congresso inovador em campos da informação e comunicação científica, gestão do conhecimento, metodologias e tecnologias da informação e suas aplicações para o desenvolvimento de sistemas de pesquisa, educação e cuidados em saúde.