Curso de Direito da UFPI recebe, mais uma vez, Selo OAB Recomenda

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

selo OAB direito20190131085709

O curso de Direito da Universidade Federal do Piauí foi contemplado na 6º edição de entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira”, que aconteceu na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (30).

selo oab mesa da presidencia20190131091305

Presidência da OAB e Diretores

É a segunda vez que a UFPI é reconhecida com este Selo pela qualidade do ensino jurídico prestada aos discentes. Esse título é oriundo de uma avaliação rigorosa de mais de 1600 instituições. Na cerimônia dessa edição foi entregue ainda o livro “Instrumento em defesa da Educação Jurídica Brasileira”. A  Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Nadir Nogueira, esteve presente na entrega do Selo OAB.

WhatsApp Image 2019 01 30 at 17.26.2620190130173532

 Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ao lado do ex-presidente da OAB Marcus Vinícius Furtado Coelho

"É com grande honra que a Universidade Federal do Piauí recebe o Selo OAB Recomenda. Deixo aqui o reconhecimento da Universidade Federal do Piauí a todos os gestores do curso de Direito, a Coordenadora do Curso de Direito da UFPI, Profa. Dra. Olívia Brandão Melo, ao Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Prof. Dr. Raul Lopes Neto, e ao diretor do centro, Prof. Dr. Carlos Sait. Agradeço também aos professores, estudantes e aos técnicos administrativos que contribuíram para o alcance dessa conquista, e que tem o reconhecimento da sociedade. A qualidade do curso de direito da UFPI pode também ser evidenciada na expressiva participação de profissionais da ciência jurídica, nos mais relevantes cargos, nos três poderes da república brasileira”, afirmou a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira.

selo oab profa nadir nogueira20190131091519

Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Coordenadora do Curso de Direito da UFPI, Profa. Dra. Olívia Brandão Melo Campelo, explica que o Selo OAB Recomenda é um dos critérios oficiais de medição da qualidade dos cursos de Direito. Essa acreditação surgiu como uma forma da Ordem dos Advogados do Brasil controlar e acompanhar a qualidade do ensino jurídico em nosso país. 

Coordenadora de Dirito Olivia Brandao20190131090633

Coordenadora do Curso de Direito da UFPI, Profa. Dra. Olívia Brandão Melo Campelo

"O curso de Direito da UFPI, juntamente com o Departamento de Ciências Jurídicas, vem fazendo um grande trabalho ao longo dos anos para se manter como referência de formação de qualidade em nosso Estado. Os alunos sempre se dedicaram muito para fazer valer todo o investimento colocado à disposição deles através de uma instituição universitária pública, posicionando-se nos primeiros lugares nos Exames da OAB, obtendo e mantendo a nota máxima no ENADE. É um momento muito especial para a Faculdade de Direito da UFPI que, com todos os méritos colecionados, já se posiciona como um dos cursos mais procurados para a carreira jurídica no Brasil. E este momento fica ainda mais especial porque a UFPI está iniciando também as atividades do Programa de Pós-Graduação em Direito, com o primeiro Mestrado do Piauí na área jurídica. Portanto, temos todos os motivos para celebrar", afirma.

WhatsApp Image 2019 01 30 at 17.58.0920190130173928

Na cerimônia foi entregue ainda o livro “Instrumento em Defesa da Educação Juridica Brasileira”

Segundo o Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Prof. Dr. Raul Lopes Neto, "O selo de qualidade OAB recomenda é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos aqueles que fazem o curso de Direito da UFPI. É o resultado do trabalho do corpo docente aliado ao comprometimento dos discentes. O curso de Direito da UFPI já é destaque nacional na avaliação do ENADE e o recebimento do selo ‘OAB Recomenda’ chancela o padrão de excelência do nosso curso".

raul lopes neto20190131142456

Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Prof. Dr. Raul Lopes Neto

Na edição deste ano 161 instituições foram contempladas com o ‘Selo OAB Recomenda’, que acontece a cada três anos desde 2001, e serve como reconhecimento do elevado padrão de ensino de acordo com os critérios estabelecidos pela OAB. O exame leva em consideração a média de aprovação no Exame da OAB e a nota adquirida através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).