NUJOC lança livro “Mídia, narrativa, discursos e histórias”

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Comunicação e história são conceitos interligados no mais recente livro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação: “Mídia, narrativa, discursos e histórias”. O grupo, iniciado em 2005, no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, permanece em atividade e conta com coordenação geral da Prof. Dra. Ana Regina Rêgo, docente no âmbito de graduação e pós-graduação do centro.

Em quase 15 anos de atuação e com 5 obras lançadas, ela fala sobre a importância do novo projeto para o Núcleo e para a interlocução dos estudantes da universidade com o restante do país. “Há necessidade de dar visibilidade para a produção científica que é feita aqui, para evitar produção guardada e haver um intercâmbio com os demais pesquisadores de todo o Brasil”, explica a Coordenadora. As publicações anteriores contaram com a colaboração de pesquisadores institucionais nacionais e internacionais, o lançamento do “Mídia, narrativa, discursos e histórias” é inédito por envolver somente pesquisadores piauienses.

 DSC000420190221112403

A junção de 14 autores, dentre professores, alunos e ex-alunos do centro de Jornalismo, resultou na abordagem de 3 eixos centrais que cercam a interpretação de narrativas midiáticas: análise de discurso e historiografia e historicidade. Temas gerais como jornalismo literário, cultural e político vão de encontro a abordagem de processos metodológicos e científicos da área. Além da comunidade acadêmica, os interessados em conhecer mais sobre o viés histórico social da mídia também são contemplados.

52281263 1134769696692898 1673740345705234432 n2019022011254120190221103730

Mais sobre o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, também coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, faz parte da produção desenvolvida pelo NUJOC e disponibiliza um acervo digitalizado para o público, por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI e no próprio Arquivo Público do Piauí. O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), e possui parceria com o Arquivo Público do Piauí: Casa Anísio Brito, assim como, com o Programa de Educação Tutorial (PET) - História da UFPI; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM) da UFPI, e o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED) da UFPI.

O Projeto Memória do Jornalismo possui o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente 16 pessoas entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários, atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. De 2011 aos dias atuais já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.

Desde o início da parceria com o Arquivo Público do Piauí que data de 2011, o Projeto Memória vem realizando a digitalização e tratamento de periódicos nas instalações do Arquivo e em seu laboratório na UFPI.