Inauguração do curso de Especialização em Saúde da Família e da Comunidade

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Nessa sexta-feira (22), a Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), realizou a primeira aula do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade no auditório do curso de Ciências Biológicas da UFPI.

Os ministrantes do evento, professores e especialistas da área de saúde, deram as boas-vindas aos graduados que visam fortalecer o conhecimento em atenção básica e ganhar experiência na profissão. Dentre os componentes da mesa, estavam Lis Cardoso Marinho, coordenadora do curso de Saúde da Família e Comunidade da UFPI; Idvani Braga, coordenadora da Comissão Estadual do programa Mais Medicos; Leopoldina Cipriano, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde; Dr. Silvio de Oliveira Mendes, conferencista do evento e Karla de Carvalho, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí.

 DSC008720190222110022

Liz Marinho introduz a Especialização em Saúde Básica ao público presente

 DSC007120190222110221

Graduados em Medicina iniciam as atividades de Pós-Graduação na UFPI

Dentre os presentes na mesa, Sílvio Mendes, médico com quase 3 décadas de experiência em âmbito nacional e municipal, fala sobre a importância da abordagem do tema "Atenção Básica". "O sistema de saúde é segmentado em 3 linhas: atenção primária, média e alta complexidade. Dentre estas, a primeira é a mais importante porque é capaz de resolver em grande parte os problemas de saúde da população e trabalha na promoção da saúde”, conta o profissional. Ele aborda que Teresina é uma capital que conseguiu investir em saúde pública e educação ao longo dos anos, porém, há um vácuo de atenção no interior do Piauí e o complemento do assunto para diversos atuantes no programa Mais Médicos é essencial.

 DSC010020190222110420

Sílvio Mendes, conferencista e ministrante do evento

Para o público que participa da Especialização, a aula inaugural é o primeiro passo para a continuação do aprendizado adquirido na graduação. Deíse Carvalho, recém-formada em Medicina, acredita que o encontro é necessário para a atuação que faz no hospital em que trabalha. “É a porta de entrada para lidar com o dia a dia da profissão e para incrementar no tratamento dos pacientes".

  DSC007920190222110611

Graduados falam sobre a expectativa da Especialização

IV Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde 2019 (CIAPS)

A Atenção Primária em Saúde e as Redes de Atenção em Saúde são temas atuais e que estimulam as discussões sobre a práxis do planejamento em saúde. Com base nisso, o Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Pernanente para o SUS (NUEPES), estará realizando de 02 a 04 de maio de 2019, o IV CIAPS - Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde.

O evento atenderá a Agenda 2030, os ODS 3 e ODS 4, tendo como eixo principal Inovação e Tecnologia para Saúde. Vários conferencistas nacionais e internacionais já confirmaram presença. Confira mais informações no site: ciaps2019.com.br