PRONATEC do CAT/UFPI inicia curso na Fazenda da Paz

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) através do Colégio Agrícola de Teresina (CAT) vem ao longo do mês de julho implantando Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), nos diversos eixos: Ambiente, Saúde e Segurança, Informação e Comunicação, Recursos Naturais.

Na última segunda-feira (16), deu-se início os trabalhos no Curso de Criador de Animais de Pequeno Porte tendo como demandante a Comunidade Terapêutica Luz e Vida, da Fazenda da Paz, que realiza um trabalho de prevenção, tratamento e reinserção de Farmacodependentes e Alcoolistas.

O Coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, recepcionou a Equipe Administrativa e Pedagógica do PRONATEC CAT/UFPI nas dependências da Fazenda, onde será ministrado o Curso. Na oportunidade, Célio Luiz agradeceu a iniciativa do CAT, destacando ser esta a primeira instituição do Brasil que leva sua Equipe Pedagógica a ministrar cursos do PRONATEC em uma Comunidade Terapêutica.

Em seguida, o Diretor do CAT, José Bento de Carvalho Reis, desejou sucesso aos alunos no curso. "Nós acreditamos que esse curso possa servir como uma profissão para os alunos ingressarem no mercado de trabalho ou mesmo terem o próprio negócio", complementou o Diretor.

O Coordenador Geral do PRONATEC, Jossivaldo de Carvalho Pacheco, apresentou parte da equipe de trabalho, Profª. Drª. Isôlda Márcia Rocha do Nascimento, a Orientadora Maria Rita Barbosa de Sousa e a Coordenadora Adjunta Hérica Maria Saraiva Melo. O Coordenador fez uma apresentação sobre a proposta e os objetivos do Programa.

O Coordenador dos Colégios Agrícolas vinculados a UFPI, Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto realizou palestra com a temática Perspectiva do Trabalho Empreendedor, comentando também sobre experiências de vida e mercado de trabalho na área de pequenos animais. "A UFPI está tendo uma preocupação em levar as Teses dos Doutores ao público. A Equipe do PRONATEC estará fazendo de tudo para ministrarem aulas em um nível que possa ser compreendido por vocês", afirmou Dr. Sinimbú Neto.

Prof. Dr. Sinimbú Neto ministrando Palestra para os alunos da Fazenda da Paz

Ao longo do dia aconteceu uma programação de acolhida aos estudantes, com a apresentação de relatos de experiências para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao novo curso, explanação sobre o Plano de Curso e dinâmicas de integração e escolhas profissionais. Os trabalhos foram elaborados e executados pela Profª. Drª. Isôlda Márcia, pela Coordenadora Adjunta Hérica Maria e pela Orientadora Maria Rita.

Hérica Melo, Profª. Drª. Isôlda e Maria Rita em momento de dinâmicas de socialização e integração

Na dinâmica sobre perspectivas de futuro e sonhos profissionais, destacamos o relato de um dos Coordenadores da Comunidade Luz e Vida, Francisco Inácio de Sousa, que também irá participar do Curso. "Quero cada vez melhorar minha paixão pelo que faço! Já tenho minha satisfação no trabalho de ver vidas sendo levantadas e sorrisos abertos. Quero poder realizar o sonho de ter meu próprio negócio e ajudar pessoas a conseguirem um emprego no meu restaurante, que terá o nome de Peixe Pronto", considerou Inácio.