IV SemiPI debate Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Teve início, na manhã desta quarta-feira (12), o IV Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI), organizado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFPI (NINTEC), que na sua quarta edição teve mais de 240 inscritos.

As atividades foram iniciadas com o minicurso "Prospecção em projetos de pesquisa e planos de negócio", ministrado pelo professor Alexandre Guimarães Vasconcellos, Pós-doutor pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pesquisador em propriedade intelectual, que falou sobre o registro de patentes. "A patente garante o direito exclusivo do titular sobre a invenção, o que gera uma vantagem competitiva no mercado", explicou. Ainda segundo Alexandre Vasconcellos, Instituções de Ensino Superior e de Pesquisa sensíveis ao depósito de patentes demonstram interesse no desenvolvimento e proteção de invenções.

Atualmente, a Universidade Federal do Piauí tem 44 depósitos de patentes, entre patentes de invenção, modelo de utilidade e software. Até o ano de 2007, a universidade não possuia nenhum registro de patente. Graças a dedicação dos docentes e da administração superior da UFPI, só em 2011 foram depositados 23 registros de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI (autarquia federal responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria).

Tabela com tipos de Propriedade Intelectual da UFPI

Gráfico com evolução da Propriedade Intelectual da UFPI entre os anos de 2007 e 2012

Segundo a professora Maria Rita de Morais Chaves Santos, coordenadora do NINTEC/UFPI, eventos como o SemiPI são fundamentais para desmistificar e disseminar a Lei das Patentes, esclarecendo os procedimentos e parcerias que a comunidade acadêmica pode fazer no processo de desenvolvimento e registro de patentes. "Nesses quatro anos, o evento evoluiu muito. Analisamos o contexto, a demanda e o interesse dos grupos de pesquisa da Instituição e convidamos especialistas com larga experiência em áreas de interesse do público", explicou.

Durante sua apresentação, Alexandre Vasconcellos ressaltou que é fundamental a utilização da patente como fonte de informação para "evitar a reinvenção da roda", ou seja, impedir que o pesquisador dedique-se ao desenvolvimento de algo que já foi inventado ou desenvolvido. "Um bom depósito de patente começa com a busca de informações já disponibilizada", enfatizou.

Alexandre Vasconcellos ministrou a palestra "Prospecção em projetos de pesquisa e planos de negócio"

O IV Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) é um evento organizado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC/UFPI), com o objetivo de reunir pesquisadores, alunos e profissionais de diversas áreas de conhecimento na discussão de temas relevantes em Ciência, Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo.

Hoje (12), às 18:30h, ocorre a abertura oficial do IV SemiPI, com a palestra magna "Perspectivas da Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação" proferida pela representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Fernanda Magalhães. Os minicursos estão acontecendo no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI).

Para mais informações, acesse o site do evento: www.semipi2012.com