Professora de Bom Jesus ministra palestra em congresso no México

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Professora Lilian Silva Catenacci, responsável pelas disciplinas de Clínica e Manejo de Animais Silvestres da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, participou do 17º Congresso Veterinário de Léon no México. O evento aconteceu entre os dias 2 e 8 de agosto e concentrou os pesquisadores mais renomados na Medicina Veterinária. O congresso mexicano é considerado o terceiro maior Congresso de Veterinária do Mundo, atrás somente do North American Veterinary Conference (NAVC, Orlando, Fl) e do Western Veterinary Conference (WVC, Las Vegas, NV).

Somente dois professores brasileiros foram conferencistas no evento. A professora da UFPI representou também a Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), no qual faz parte da diretoria desde 2008. Ela ministrou palestra na área de Medicina de animais silvestres e de zoológico, moderou as atividades da sala de animais silvestres. "Achei importante participar do evento e estar ao lado de pesquisadores que são referência na área de animais silvestres e que, futuramente, poderão ser nossos parceiros em projetos, estágios e novos eventos", ralata a professora Lilian Catenacci. Ela conta ainda que já existe a perspectiva dela ministrar palestra em 2014 em um evento organizado em Trindad-Tobago.

Durante a atividade do Congresso, montou-se uma equipe para realizar a avaliação clínica de um urso-polar, uma onça parda e uma onça-preta. Estes animais estão ameaçados de extinção e são considerados um dos mais perigosos das Américas. "Para este procedimento, tínhamos uma equipe com profissionais dos EUA, Argentina, Brasil e México, sendo portanto, possível realizar anestesia inalatória, endoscopia, ultrassonografia, radiografia e exames laboratoriais. Foi um grande evento", disse a docente.

Nessa edição o evento contou com a presença de mais de 7 mil pessoas e palestras simultâneas em 13 salas diferentes.