CAFS/UFPI possui o maior Museu de História Natural do Piauí

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Floriano, a centenária Princesa do Sul, é dona de beleza peculiar. No início do século XX, quando povoada por imigrantes sírio-libaneses, sábios na arte da arquitetura, a cidade herdou seus traços e formatos. A culinária e comércio também carregam características árabes e movimentam a economia local. Banhada pelo Rio Parnaíba, com clima árido do sertão, tem gente de sabedoria popular e um polo tecnológico de ensino, a Universidade Federal do Piauí.

floriano-flutuante.jpg

Flutuante (Ponto turístico da Princesa do Sul)

A origem da vida sempre foi objeto de curiosidade e pesquisa, desde o início da compreensão humana, em especial na Grécia Antiga, com o surgimento da filosofia. A Biologia, mais tarde, se propôs a estudar e explicar o surgimento e evolução dos seres vivos, documentando e analisando a diversidade das espécies até os dias de hoje, em coletâneas ou museus. O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da UFPI, possui a única coleção institucionalizada de História Natural do estado, com acervo científico e didático. 

Acervo de Historia Natural3

O acervo didático tem a finalidade de exposição permanente dos materiais orgânicos estudados no Curso de Biologia (CB), agregando desde fósseis de árvores, seres aquáticos e outros tipos de registros, a animais preservados por meio das técnicas de taxidermia química, o “empalhamento” científico do bicho, e a osteologia, que é a conservação da estrutura óssea, o esqueleto do animal.

Acervo de História Natural2.jpg

Exposição destinada à comunidade

O curador da Coleção de História Natural (CHN) da UFPI, Prof. Dr. Elison Fabrício Ferreira, comenta sobre a importância do desenvolvimento de pesquisas por alunos e docentes do curso, que desde 2011, com o museu, leva este conhecimento à comunidade. “Na exposição permanente nós falamos sobre toda a diversidade, evolução e origem da vida na Terra, dos organismos mais simples, invertebrados até os organismos mais complexos, que chamados de derivados".

A UFPI de Floriano conta com laboratórios de paleontologia e herpetologia, que dão suporte e produzem os materiais que compõem a CHN. No laboratório de Herpetologia são conduzidos estudos, em especial, de répteis e anfíbios, onde também são realizados os procedimentos de osteologia e taxidermia química.

De acordo com a Profa. Dra. Ana Emília Queizado de Figueiredo, Chefe do Laboratório de Paleontologia, os fósseis contidos lá foram encontrados nas regiões do Piauí e Maranhão e podem datar, aproximadamente, de 10 a 100 milhões de anos.

profa-emilia.jpg

Professora Emília, apresenta fóssil com 100 milhões de anos

Para o Diretor do Campus, Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz Sousa Lima, a Universidade oferece toda a estrutura física e corpo docente para atender às demandas dos cursos ofertados. Dentre eles, o professor destaca o Curso de Enfermagem, que é nota 5 no ENADE, cujos laboratórios possuem equipamentos modernos, que compreendem todas as possibilidades para os alunos da graduação. O diretor cita os laboratórios de Herpetologia e Paleontologia, que têm sido fonte de pesquisa e diversos prêmios regionais e nacionais. “No Curso de Biologia, destacamos a Coleção de História Natural, o Laboratório de Biologia Molecular, que tem feito pesquisa, inclusive em parceria com Teresina”, comenta sobre a importância da integração entre os campi. 

mauro002

 Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz, Diretor do CAFS

Além do museu, segundo o Prof. Elison Fabrício, a CHN possui um Projeto de Exposição Itinerante, “onde levamos uma parte do acervo didático para vários municípios da região, por exemplo, Amarante, Barão do Grajaú, Regeneração, São Pedro do Piauí, e escolas públicas da cidade”.

A exposição pode ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 12h da manhã e das 14h às 17h da tarde.

MUSEU.jpg

A exposição é composta por monitores, que realizam uma apresentação sobre a evolução dos animais

Assista a reportagem na WEBTV da UFPI.

playercafs.jpg

 

Confira mais fotos: 

rocha.jpg

FHD0088.jpg

Acervo de História Natural (1).jpg