Prof. Bartolomeu Cruz Viana Neto toma posse nesta quarta (28) como membro afiliado da ABC

Imprimir
Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 15h54

WhatsApp Image 2019-08-23 at 15.35.00.jpeg

 

O docente do Departamento de Física da UFPI, Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto, toma posse no dia 28 de agosto, em Nata-RN, como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências ( ABC ) Regional Nordeste & Espírito Santo 2019-2023 na área de Ciências Físicas. Além do Professor Bartolomeu Cruz Viana Neto, asumem mandato na ABC os pesquisadores Felipe Bohn (Ciências Físicas / UFRN); Luiz Felipe Cavalcanti Pereira (Ciências Físicas / UFRN); Pierre Basílio Almeida Fechine (Ciências Químicas / UFC); e Roberto Cesar Pereira Lima Junior (Ciências Biomédicas / UFC).

 

abc.jpg

 

Os novos membros afiliados da Regional Nordeste & Espírito Santo da ABC foram selecionados em eleição anual de jovens pesquisadores de notável talento, com menos de 40 anos, e tomam posse para na entidade para um período de 5 anos. O Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Regional Nordeste e Espírito Santo será realizado no Instituto Internacional de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN ).

"Para mim, foi um grande honra ter sido indicado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, ainda mais sendo o primeiro físico experimental do Piauí a ocupar a posição. Sei que tudo isso aconteceu devido ao trabalho em grupo desenvolvido nos laboratórios de física dos materiais, no Departamento de Física, e no LIMAV, na Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais e a parceria com meus colegas de trabalho e colaboradores em pesquisas da UFPI. Para a Universidade e para o Piauí, é de grande importância ter membros na ABC, pois é na entidade que acontecem as discussões sobre os rumos das políticas de ciência nacional", disse o Prof. Bartolomeu Cruz Viana Neto. 

O evento é totalmente gratuito e para participar, basta se inscrever no site da ABC: http://bit.ly/Diplomação_NEES

Bartolomeu Cruz Viana Neto possui graduação em Licenciatura em Física (2003) e em Bacharelado em Física pela UFC (2004), Mestrado (2006), Doutorado (2009) em Física da Matéria Condensada pela UFC e realizou estágio de Pós-doutorado na The Pennsylvania State University nos Estados Unidos. sob a supervisão do Prof. Mauricio Terrones.

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: nanociência, espectroscopia Raman e infravermelho, microscopia eletrônica, caracterização de nanomateriais. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Física da UFPI e Coordenador da Pós- Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI