Encerram dia 8 de fevereiro inscrições a vagas em Colégios Técnicos da UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 18h46

WhatsApp_Image_2021-01-19_at_11.17.27_copy.jpeg

Até 8 de fevereiro de 2021, estarão abertas as inscrições para ingresso de novos alunos nos Colégios Técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus. São ofertadas 283 vagas para cursos técnicos concomitantes com o ensino médio (para candidatos com o Ensino Fundamental concluído) e cursos técnicos subsequentes (para candidatos com o Ensino Médio concluído). Das vagas ofertadas, 20% (vinte por cento) serão destinadas à ampla concorrência e 80% (oitenta por cento) ao sistema de reserva de vagas.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.ufpi.br/copese, onde o candidato terá acesso ao Edital e ao formulário de inscrição. 

Seleção

A seleção será feita considerando o rendimento das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática constantes no Histórico Escolar ou equivalente e de acordo com as notas inseridas pelo candidato em local próprio no formulário eletrônico de inscrição. Esse formato de seleção acontece de forma extraordinária, devido à pandemia da covid-19, que estabelece a necessidade de se evitarem aglomerações, principalmente em atividades e eventos que reúnam grande número de pessoas em locais fechados. 

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, inserir as notas especificadas em seu Histórico Escolar (ou Declaração Equivalente) e anexar Histórico Escolar ou Declaração Equivalente para comprovação das notas.

O valor da taxa de inscrição será de R$30,00 (trinta reais) para candidatos às vagas de ampla concorrência e R$ 15,00 (quinze reais) para os candidatos às vagas pelo sistema de reserva de vagas de escola pública.

Colégios e cursos

O Colégio Técnico de Teresina vai ofertar 110 vagas, distribuídas nos cursos de técnico em agropecuária, técnico em informática e técnico em enfermagem.

Já o Colégio Técnico de Floriano ofertará 48 vagas, sendo distribuídas para os cursos de técnico em agropecuária, técnico em informática e técnico em agente comunitário.

O Colégio Técnico de Bom Jesus terá 125 vagas, distribuídas para os cursos de técnico em agropecuária, técnico em informática e técnico em enfermagem.

Colégios Técnicos da UFPI

Segundo a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Profa. Virgínia Muniz, os cursos técnicos são importantes meios para qualificar o estudante em habilidades técnicas, acadêmicas e relacionadas à empregabilidade, o que possibilita agilidade na inserção no mercado de trabalho. Além de contribuir para o desenvolvimento da carreira profissional, serve de base para a graduação.

Fotos-33.jpg

Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Profa. Virgínia Muniz

“Nos Colégios Técnicos, temos as disciplinas práticas, estágio supervisionado e laboratórios muito bem equipados para que a simulação (do mercado de trabalho) possa ocorrer. O aluno tem a oportunidade de sair do curso técnico preparado para desenvolver a sua carreira profissional”, informou a Superintendente.

O aluno do EBTT da UFPI pode participar de programas de apoio à permanência, voltados para aqueles que estão em vulnerabilidade sócio-econômica, são ações como auxílio creche, auxílio emergencial, residência estudantil e restaurante universitário. Além disso, tem atendimento odontológico, acompanhamento nutricional e com equipe de enfermagem.

O corpo docente dos colégios é formado por 80% de mestres e doutores, e as pesquisas realizadas pelos alunos do EBTT são no mesmo nível das desenvolvidas na graduação. Durante o SIUFPI 2020 (Seminários Integrados da UFPI), por exemplo, o EBTT realizou 09 minicursos com a participação de 300 pessoas e a palestra magna teve cerca de 1.000 visualizações.

“Dentro desse contexto, os discentes dos Colégios Técnicos, além da educação técnica/profissionalizante, podem realizar atividades de pesquisa e extensão, tendo assim uma preparação completa para desenvolver sua carreira profissional e aptos a contribuir para o desenvolvimento do Estado nas 03 macrorregiões do Piauí (norte, sul e centro)”, frisou a professora Virgínia.

Acesse aqui o edital com informações para ingresso nos Colégios Técnicos.