Livro resgata 4 séculos de pedagogia no Piauí e a fundação da UFPI  

Imprimir
Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 12h24

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lança, nesta sexta-feira (5), o livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga”, do jornalista Luiz Bello. O lançamento faz parte das comemorações dos 50 anos da UFPI e entrega ao público uma obra histórica, escrita ainda nos anos 80 e que resgata quase 4 séculos de pedagogia no Estado do Piauí. Praticamente metade do livro fala do processo que deságua no surgimento da UFPI e traz ainda detalhes dos primeiros anos da Instituição.

O trabalho de Luiz Bello – jornalista falecido em 2005 – tem como subtítulo “373 anos de pedagogia no Piauí” e já se transformou em importante fonte dos que pesquisam a história da educação no estado. “Era uma obra que gritava para ser publicada e a UFPI quita essa dívida”, diz o reitor Gildásio Guedes. A publicação ocorre através da Editora da Universidade, a EDUFPI.

“O livro chega a público em um trabalho de muitas mãos”, destaca Fenelon Rocha, Superintendente de Comunicação da UFPI. Ele lembra que uma das primeiras pessoas a falar sobre o livro foi o humorista João Cláudio, amigo de Bello. Outro foi o jornalista Zózimo Tavares, que cedo se juntou aos esforços pela publicação. “Essa edição é uma soma de esforços, que inclui a gestão anterior da UFPI e a gente tem a satisfação de materializar com a finalização e impressão do trabalho”, diz Fenelon.

WhatsApp_Image_2021-03-04_at_12.20.20.jpeg

A obra e o autor

“Da Serra da Ibiapaba aos Campus da Ininga” tem 457 páginas, divididas em duas partes, como se fossem dois livros autônomos. A primeira mostra a evolução da educação antes da chegada do ensino superior. A segunda parte trata do ensino universitário e do processo que leva ao surgimento da Universidade, até sua primeira década. O texto produzido nos anos 1980 foi revisado pela historiadora e professora da UFPI Teresinha Queiroz. “É um trabalho que preenche uma lacuna e que amplia o alcance de uma obra tão importante e tão rigorosamente construída”, diz Fenelon Rocha.

O trabalho é assinado por Luiz Bello, um jornalista carioca que se apaixonou pelo Piauí e aqui viveu até os últimos dias, em 2005. No Piauí, ele se destacou como um profissional inovador. Foi ainda assessor de imprensa no setor público e na área corporativa. Mas Bello teve especial destaque como represente de classe, chegando a presidir o Sindicato dos Jornalistas. Para completar, escreveu este “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga”, livro que se converte em um importante documento de uma parte destacada da história do Piauí.

O livro estará à venda na Livraria da EDUFPI a partir de segunda-feira (8).