UFPI sedia Campeonato Piauiense de Atletismo

Imprimir
Última atualização em Sábado, 01 de Mai de 2021, 15h19

IMG_4443.JPG

O Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí está sediando neste final de semana, dias 1º e 2 de maio, as provas do Campeonato Piauiense de Atletismo adulto, Sub-20 e Sub-18. O evento acontece obedecendo aos protocolos sanitários da covid-19, com distanciamento, medição de temperatura, uso de álcool em gel e máscara, permitido ao atleta ficar sem o acessório apenas durante as provas.

IMG_4199_1.jpg

Medição da temperatura de atletas para ingressar na Pista de Atletismo

O grande destaque desta competição é que os atletas podem realizar as provas com auxílio da cronometragem eletrônica. É a primeira vez que a tecnologia é disponibilizada no campeonato estadual em mais de 30 anos.

IMG_4643_1_1.jpg

Em mais de 30 anos de Federação Piauiense de Atletismo, atletas dispõem de cronometragem eletrônica

O reitor Gildásio Guedes, sensibilizado com a situação dos atletas que estavam há mais de um ano sem o campeonato estadual, atendeu a um pedido da Federação Piauiense de Atletismo para sediar o evento na UFPI. Guedes visitou o Setor de Esportes na manhã deste sábado (1º) para acompanhar de perto as competições, no primeiro evento autorizado a ocorrer no espaço após o início da pandemia.

WhatsApp_Image_2021-05-01_at_13.25.31.jpeg

Reitor Gildásio Guedes conversa com atleta da competição estadual

 " Permitir o uso da Pista por nossos atletas faz parte do processo de busca por maior interação com a comunidade. Para que os espaços da Instituição sejam cada vez mais utilizados para  vivência, cultura e prática esportiva por parte da sociedade", avaliou Guedes.

IMG_4753_1.jpg

Atleta em prova do salto em distância 

Mais de 160 atletas do Piauí, Maranhão, Ceará e Pernambuco participam da competição, que possui provas como 5 mil metros, salto em distância e Decathlon 100 metros, com presença inclusive de medalhistas olímpicos. A etapa estadual é seletiva para o Sub-20 e Sub-18, para o Norte-Nordeste Adulto e também com chances para chegar mais longe.

 “Nós estávamos muito preocupados com a situação dos nossos atletas. Primeiro, porque 2021 é ano de olimpíada; e segundo, porque temos o Sul-Americano e Pan-Americano. Embora ainda estejamos em pandemia, essas grandes competições não foram canceladas, e por isso, achamos por bem receber os atletas, com todos os cuidados sanitários, explica Josimar de Sousa, presidente da Federação Piauiense de Atletismo.

IMG_4800.JPG

“Nós agradecemos muito ao Reitor Gildásio Guedes por todo esse apoio oferecido ao atletismo piauiense. Nossos atletas passaram praticamente um ano treinando, mas sem competir. E aqui têm a chance de conseguir uma marca para o Sul-Americano, para o Pan-Americano, porque dispõem das condições de infraestrutura da Pista da UFPI e da tecnologia como o uso da cronometragem eletrônica que os permite aparecer no ranking", finaliza o Presidente Josimar de Sousa.