Pesquisadores realizam entrega de 230 máscaras transparentes a Reitoria da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 10h09

Pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que incluiu o Hospital de Campanha Estadual (HCE), realizaram a entrega simbólica ao Prof. Viriato Campelo, Reitor em Exercício da UFPI, de 230 máscaras transparentes que permitem leitura labial. O equipamento permite leitura labial, auxiliando professores e deficientes auditivos na comunicação.

Entrega de 230 máscaras transparentes a reitoria da UFPI

Entrega simbólica de 230 máscaras transparentes ao Prof. Viriato Campelo, Reitor em Exercício da UFPI

A tecnologia da máscara e o equipamento utilizado em sua fabricação foram desenvolvidos por professores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPI. O projeto foi apoiado pelo Ministério Público do Trabalho e vai contemplar professores e alunos melhorando a acessibilidade neste período de pandemia. “A inclusão tem que partir de todos os aspectos. Nesse momento atual as pessoas com deficiência auditiva ficaram com muitos problemas de comunicação pois não conseguem realizar a leitura labial. Nós projetamos e fazemos pesquisa para todos”, disse a Profª Nicia Formiga Leite, diretora do Centro de Tecnologia da UFPI e professora de Acessibilidade do Curso de Arquitetura. 

Os equipamentos serão destinandos especialmente a alunos e professores de libras e turmas que contenham alunos com deficiência auditiva. “Um projeto como esse é completamente vitorioso, consegue produzir uma máscara com baixo custo e segurança. Não é só a produção das máscaras, mas é também o aprendizado adquirido pelos professores e alunos. Quero muito parabenizar, agradecer e apoiar esse projeto”, declarou Viriato Campelo, professor de Medicina e Reitor em exercício.

Os pesquisadores trabalharam durante 1 ano no estudo que foi liderado pelo coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Fábio Rocha. “Quero agradecer o apoio da administração superior e a coordenação do projeto de PDI, que em todo o momento nos deu a oportunidade ampla de podemos seguir com o melhor dos trabalhos e agora temos o resultado nas mãos”, afirmou Rocha. O estudo também contou com o apoio significativo de alunos bolsistas do Projeto de PDI. “Adquiri muita experiência profissional acompanhado de um relacionamento ótimo com professores, coordenadores e alunos”, disse João Marcos Vilar, bolsista e aluno do curso de Engenharia Elétrica.

O Projeto de PDI encerra ainda nessa semana depois de 1 ano de intenso trabalho, em tempos de pandemia com seu foco na pesquisa e inovação relacionada à covid-19, com diversas pesquisas em 7 áreas do conhecimento. “É um balanço extremamente positivo e de gratidão a todos os colegas e estudantes envolvidos neste Projeto complexo e desafiador.”, ressaltou o Prof. Joel Rodrigues, coordenador do Projeto que incluiu o Hospital de Campanha Estadual do Piauí.

O evento simbólico de entrega das máscaras translúcidas contou também com a presença do Prof. Rafael Rocha Matias, vice-diretor do Centro de Tecnologia da UFPI e do Prof. Luís Gustavo Mota Souza, subcoordenador do curso de Pós-graduação de Engenharia Elétrica.