Clínica de Grandes Animais do HVU passa por reformas para garantir atendimento e formação de residentes

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 11h40

WhatsApp_Image_2021-05-03_at_15.05.28.jpeg

Estão em fase de conclusão as obras de reforma da Clínica de Grandes Animais, do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI. As melhorias contemplam ampliação de espaços, adequações na infraestrutura para acomodar animais e equipamentos, além da manutenção de máquinas. O objetivo é garantir máxima qualidade na realização de exames e cirurgias em grandes animais e fortalecer a capacitação de profissionais residentes.

 hvuanimaisgrandes-23.jpg

Residente realiza exames em equino na Clínica de Grandes Animais

Mesmo com a necessidade de dispor dos espaços do Centro Cirúrgico para realizar as obras da reforma, algumas cirurgias de animais de grande porte já estão ocorrendo, como a castração e cirurgia de cólica em potros. Com a finalização da reforma, os atendimentos voltam a ser realizados 100%. Os serviços da Clínica de Grandes Animais são procurados especialmente por criadores de equinos da Região da Grande Teresina e de outros estados como Maranhão, para realização de exames e cirurgias de cólica e do sistema locomotor.

hvuanimaisgrandes-17.jpg

Equino passa por avaliação de equipe no Ambulatório na segunda (03/05/2021)

Reformas - Uma das mudanças da reforma foi a remodelação do Ambulatório, com ampliação da área para a realização de exames clínicos nos grandes animais, que ganharam mais espaço para se locomover enquanto são observados pelos profissionais veterinários.

hvuanimaisgrandes-4_2.jpg

 Sala de Indução recebe acolchoados nas paredes para proteção dos animais 

Outro destaque são as adaptações na Sala de Indução, onde os animais recebem e se recuperam da anestesia. Além de quase dobrar de tamanho, a sala recebeu placas acolchoadas nas paredes para maior conforto dos animais, que podem incoordenados no processo natural de recuperação das anestesias. O espaço passou a contar também com ar-condicionado, além de reforço de barras de ferro nas portas para ampliar segurança e proteção de animais e de manipuladores.

hvuanimaisgrandes-6_2.jpg

 Cama Cirúrgia da Clinínica de Grandes Animais

A reforma inclui ainda a manutenção de mobiliários, como a cama cirúrgica, que está passando por ajustes na estrutura de regulagem de altura; e de aparelhos, como o de anestesia inalatória de grandes animais. A Universidade também está buscando alternativas para acelerar a aquisição de material anestésico, que está em falta no mercado.

hvuanimaisgrandes-13.jpg

Central de gás medicinal

Com a reforma, os cilindros de oxigênio, usados para anestesia dos animais, passam a ser acondicionados em local adequado, fora da sala de cirurgia, em uma central de gás medicinal especialmente construída para esse fim.

Outras melhorias da reforma estão sendo a instalação de vestiários equipados para os profissionais que realizam os procedimentos, além de construção de um novo espaço da farmácia.

Atualmente, a Clínica de Grandes Animais conta 1 servidor cirurgião, auxiliado por uma equipe de quatro residentes da Área de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais. A expectativa é que a reforma seja finalizada em o mais breve possível.

hvuanimaisgrandes-27.jpg

Profa. Taciana Galba, diretora do HVU/UFPI

" A finalização dessas reformas na Clínica de Grande Animais é fundamental para a garantia do atendimentos à sociedade e também para fortalecer a capacitação dos nossos residentes, pois o HVU é um hospital-escola. Esse é um esforço do Reitor Gildásio Guedes de acelerar a recuperação de espaços na Universidade e prestar serviços de máxima qualidade", avalia a Profa. Taciana Galba, diretora do HVU/UFPI.