Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica e de iniciação tecnológica da PROPESQI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 10 de Mai de 2021, 16h41

destaque_pibic.jpeg

Iniciam nesta sexta-feira (07) as inscrições aos Programas de Bolsas PIBIC e PIBIC Af, PIBIC EM, e PIBITI, lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI/UFPI). Os prazos para inscrições nos três editais segue até dia 7 de junho de 2021. As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo sistema SIGAA/UFPI, por meio do endereço eletrônico www.sigaa.ufpi.br/sigaa, em conformidade com as condições estabelecidas em cada edital.

Os objetivos estabelecidos no Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Graduação (PIBIC e PIBIC Af) são: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação e possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

O Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC EM), tem como objetivos gerais os seguintes: despertar a vocação científica dos estudantes do ensino médio e do ensino técnico nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Além disso, o edital visa incentivar talentos potenciais entre os estudantes do Ensino Técnico concomitante com o Ensino Médio e dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Enfermagem e Informática. Ademais, tem o objetivo de desenvolver as habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do Ensino Técnico concomitante com o Ensino Médio e dos Cursos Técnicos sequenciais, bem como gerar cultura científica entre os estudantes.

A finalidade do Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI) é estimular estudantes do ensino superior nas atividades, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Seus objetivos são: contribuir com a formação e inserção de recursos humanos em atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade; proporcionar ao bolsista a aprendizagem das metodologias decorrentes da pesquisa tecnológica, bem como estimular a criatividade e o desenvolvimento de um produto tecnológico.

As bolsas destinadas aos selecionados pelos editais da PROPESQI entrarão em vigor no dia 01 de setembro de 2021, vigorando até o dia 31 de agosto de 2022.