Ginásio da UFPI coloca Teresina no circuito internacional de Badminton

Imprimir
Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h35

WhatsApp Image 2021 06 24 at 09.36.14

A Universidade Federal do Piauí é uma das maiores incentivadoras do Badminton piauiense, esporte que mais projeta o nome do estado nos cenários nacional e internacional. A Instituição abriga um dos maiores ginásios de Badminton da América Latina, e agora o Complexo Esportivo da UFPI, localizado no Setor de Esportes, vai ser sede de competições internacionais. 

Com a inauguração oficial das instalações, que ocorre no próximo mês de julho, Teresina foi incluída pela Federação Mundial de Badminton (BWF) no Circuito Internacional, e em setembro, será realizada a primeira competição oficial internacional no Piauí.

O reitor Gildásio Guedes faz questão de reforçar o empenho da UFPI em oferecer total apoio ao desenvimento do esporte no estado. " A UFPI segue oferecendo todo o apoio da infraestrutura do Complexo de Badminton aos atletas do Piauí, incentivando o desenvolvimento da prática esportiva entre os jovens do estado, que ocupam cada vez mais lugares de destaque em competições regionais, nacionais e internacionais", disse.

WhatsApp Image 2021 06 24 at 09.36.15 1

Complexo possibilita realização de competição internacional

Estrutura - O complexo da UFPI recebeu investimentos de aproxidamente R$ 6 milhões, verba oriunda do Governo Federal. Os equipamentos esportivos sao de primeira linha e certificados internacionalmente. O ginásio conta com 6 quadras, laboratórios de performance e fisioterapia, academia de ginástica, gabinetes para médicos, nutricionistas e psicólogos, além de auditório, secretaria, sala de reunião e dormitórios para 24 pessoas. É um edifício inteiramento climatizado. Atualmente, recebe recursos financeiros para desenvolvimento do esporte e treinamento da seleção brasileira.

Em visita às instalações do Complexo, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Debora Dettman, destacou que a nova sede de Badminton da UFPI servirá como celeiro para os atletas do Piauí. “Possui estrutura impecável que permite performances de alto desempenho, tendo em vista dispor de técnicos e equipe multidisciplinar de professores da UFPI para monitorar e acompanhar o desenvolvimento de cada esportista, que na maioria são atletas das escolas públicas da capital e isso contribuirá demais com os objetivos extensionistas”. Para a Pró-Reitora, as instalações representam o que se espera de um país que leva a sério o esporte e deseja competir em nível internacional.

Para o Coordenador de Cultura e Esporte da UFPI, Sergio Galan, abrigar competições internacionais é um orgulho para nosso estado, para Teresina e, principalmente para a UFPI. “Também recompensa o incentivo da Universidade junto à Confederação Brasileira de Badminton ao esporte. Nesse tipo e qualidade, o Complexo de Badminton da UFPI é o único na América Latina. Rivaliza com os melhores do mundo”, disse.

WhatsApp Image 2021 06 24 at 09.36.14 2

Instalações do Complexo serão oficialmente inauguradas em julho

Ginásio volta a receber atletas - Por 11 meses, até janeiro de 2021, O ginásio de Badminton da UFPI foi cedido à Prefeitura de Teresina para servir como hospital de campanha para recuperação de pacientes de covid-19. Recentemente, voltou às práticas do esporte dentro dos protocolos de controle da pandemia. 

Em maio deste ano, houve o lançamento do Projeto de Base da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). A iniciativa possibilita a jovens da região da grande Teresina treinamento de alto nível no esporte. Este mês, o Complexo foi palco da aula inaugural do Projeto Jovens Talentos, que visa apoiar a prática esportiva em escolas e clubes que trabalham com a modalidade em Teresina-PI. O programa tem parceria, além da UFPI, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e da Federação de Badminton Piauiense (Febapi).

WhatsApp_Image_2021-06-24_at_11.32.38_1.jpeg

Complexo de Badminton oferece aos atletas treinamento pelo Software FISTBEAT, o mais moderno do mundo, que controla, em tempo real, dados cardíacos, estresse, exercício e sono

WhatsApp_Image_2021-06-24_at_11.48.42.jpeg

Academia de ginástica 

sala_de_fisio.jpeg

Sala de Fisioterapia do Ginásio de Badminton da UFPI