Projeto da nova sede do CIATEN é apresentado ao senador Marcelo Castro e ao Reitor Gildásio

Imprimir
Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 16h17

IMG_0842.JPG

Mesa de abertura da solenidade de apresentação do projeto arquitetônico da nova sede do CIATEN

O projeto arquitetônico da nova sede do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) foi apresentado ao meio-dia desta segunda-feira (13) ao senador Marcelo Castro. A solenidade aconteceu no prédio do Centro Ciências de Saúde (CCS) ao lado do HGV, na Avenida Frei Serafim 2280, futura sede do centro. O ato solene contou com as presenças do Reitor Gildásio Guedes e do vice-reitor Viriato Campelo

O CIATEN tem como finalidade aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciados (ATENs) no contexto do estado do Piauí e em regiões similares. Na nova sede-prédio, serão desenvolvidas tecnologias para geração de novos fármacos e dispositivos biotecnológicos; serão elaboradas políticas públicas baseadas em evidências científicas; haverá uma área para geração e difusão de conhecimentos científicos por meio ensino, pesquisa, extensão e treinamento de profissionais da administração pública e demais interessados, ou seja, as instalações do centro será uma ponte para o estabelecimento de parcerias, desenvolvimento tecnológico e conectar as pesquisas de enorme relevância social com formação de pesquisadores e profissionais. 

6P3A9119.JPG

Reitor da UFPI,  Gildásio Guedes

Gildásio Guedes, reitor da UFPI, falou da importância do investimento para área da saúde. “É um investimento altamente importante, pois além de prevenir, vai cuidar de doenças que estão permanentes nas pessoas e até nos animais.O CIATEN é um órgão que vai servir muito para a prevenção e para o cuidado. Estamos felizes, pois a Universidade tem que ter este viés cientifico e o viés prático a serviço da sociedade”.


6P3A9103.JPG

Mesa de abertura da solenidade de apresentação do projeto arquitetônico da nova sede do CIATEN

Atualmente, o CIATEN tem recursos financeiros garantidos através de duas emendas parlamentares destinadas para as devidas adequações na futura sede–Prédio: recurso de R$ 1 milhão, obtido através de uma emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, e R$ 300 mil de emenda parlamentar da deputada federal Margarete Coelho.

O evento reuniu representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), Equipe de Engenheiros do projeto e convidados, em que um dos objetivos é a arrecadação de novos recursos para garantir a continuidade e finalização das obras.

 carlos.jpg

Carlos Henrique Nery Costa, Coordenador-Geral do Ciaten

Segundo o Coordenador-Geral do Ciaten, professor Carlos Henrique Nery Costa, “é um projeto para décadas inaugurar um centro de pesquisa no Piauí. O início disso foi consolidado hoje! A presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes e do Senador Marcelo Castro, empenhados na mobilização dos recursos necessários, juntamente com apoio da secretária de saúde em uma conjunção de esforços locais. Agora estamos vendo nascer a sede do CIATEN, Centro Interdisciplinar e multi-institucional, que passa a ter sua casa, com seus laboratórios montados".

6P3A9131.JPG

Senador Marcelo Castro

O senador Marcelo Castro confirmou recursos ao CIATEN.  “Me comprometo de repetir a dose. Estou muito honrado em contribuir com a saúde do nosso estado, é o nosso dever e nossa obrigação”.

6P3A9108.JPG

Liana Martins,  representante da Secretária de Saúde do Estado do Piauí

A representante da Secretária de Saúde do estado do Piauí, Liana Martins, informou sobre os tramites burocrático do projeto. “A Secretária de Saúde está imbuída em concretizar o projeto do CIATEN. O processo já está passando pela parte administrativa de cotação de preços, em seguida, passará pela PGE para analisar a parte jurídica e será deflagrada a licitação e o nosso prazo para conclusão desse projeto é até outubro”.

projeto.jpg

Apresentação do projeto arquitetônico

Além disso, na oportunidade, a equipe de engenheiros do projeto arquitetônico do prédio apresentou as plantas elétricas e hidráulicas, bem como as adequações básicas necessárias para a instalação de equipamentos nos laboratórios do prédio.

Sobre o  CIATEN

O CIATEN é um think tank destinado à qualificação através do conhecimento de políticas de saúde destinadas a doenças e agravos emergentes, de um lado, e negligenciados, de outro, no âmbito dos trópicos. O Centro foi criado para desenvolver e sugerir novas estratégias para doenças emergentes e negligenciadas nos trópicos que atualmente são ineficientes ou inexistentes.

É uma entidade administrada pela organização social sem fins lucrativos Instituto de Doenças do Sertão (IDS) e é um Núcleo de Pesquisas oficial de uma fundação pública, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) em colaboração com Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).