UFPI terá presença na EXPOAPI 2021

Imprimir
Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 09h08

A UFPI participará da edição deste ano da Exposição de Agropecuária do Piauí (EXPOAPI), que será realizada entre os dias 5 e 12 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. A edição celebra os 70 anos do evento, que não aconteceu em 2020 por conta da pandemia, sendo retomada este ano. 

A Universidade contará com dois stands no evento. Um stand fixo e um segundo stand, cedido pela Associação Piauiense dos Produtores de Zebu (APCZ), para alojar demonstrações dos três laboratórios que o Centro de Ciências Agrárias (CCA) planeja levar para o local. Além disso, haverá exposições de uma coleção de plantas medicinais, de quatro variedades de peixes criadas no laboratório de zootecnia e de mudas de cana-de-açúcar melhoradas, produzidas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA). 

Os laboratórios serão responsáveis pela prestação de serviços diretos à comunidade, como mapeamento genético, controle de verminoses e testes andrológicos para medir a capacidade de reprodução dos rebanhos. Os laboratórios de parasitologia e de reprodução animal já haviam sido ofertados em edições anteriores e foram bastante procurados pelo público.  

Com a iniciativa, é esperada uma aproximação maior entre o produtor rural e a comunidade universitária. Para o professor Acrísio Sampaio, responsável pela assessoria de extensão do CCA, a oportunidade é uma maneira de levar informações importantes para a comunidade agrícola. “Geralmente o produtor rural não vem até a biblioteca para buscar informações que possam os auxiliar. Levaremos resultados de pesquisas realizadas na universidade e esperamos que seja quebrada a barreira entre o produtor e a produção acadêmica.”, explica o docente.  

Será projetada também uma área social, organizada em um local fechado preparado para o Reitor Gildásio Guedes receber autoridades e organizadores do evento.