PPGTAIR/CCA realiza I Encontro Internacional de Gado Curraleiro Pé-Duro

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 09h09

ppgtair evento internacional

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional, da Universidade Federal do Piauí, realizará de 25 a 30 de outubro, o I Encontro Internacional de Gado Curraleiro Pé-Duro, que contará com a vinda dos professores Charles Long e Luciana Relly, da Texas A&M University, com o objetivo de firmar parceria entre a UFPI e a instituição americana, no sentido de ampliar o estudo dessa raça bovina única e assim contribuir com a inserção internacional da Universidade.

O gado bovino Curraleiro Pé-Duro é uma das raças europeias mais antigas no Brasil, que chegou ainda no período colonial, trazido pelos portugueses. Não demorou muito para ganhar espaço no país; contudo, essa popularidade entrou em declínio com o surgimento das raças zebuínas. O Curraleiro Pé-Duro constitui recurso genético de grande importância a ser preservado, apresentando elevada rusticidade, com capacidade de produtividade sob condições consideradas críticas para sobrevivência.

“Além da rusticidade, prolificidade e habilidade materna, características altamente desejáveis, apresenta ainda carne de melhor qualidade, com grau de maciez superior ao do gado Zebu (EMBRAPA, 2010). Desta forma, esses animais precisam ser multiplicados, avaliados e difundidos em programas de melhoramento genético, visando-se o aproveitamento das suas qualidades para utilização e inserção nos diversos sistemas de produção. Nesse sentido a UFPI, como uma instituição de ensino, pesquisa, extensão tem papel primordial nesse contexto, pois conta com vários programas de pós-graduação, em especial o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional, que nesse momento, viabiliza a vinda de dois professores da Texas A&M University com o objetivo de firmar parceria no desenvolvimento do estudo da raça”, explica a Coordenadora do PPGTAIR, professora Maria do Socorro Cruz.

Na segunda-feira (25), haverá reunião com o Reitor, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e os professores da Texas A&M University, para tratar da parceria entre as instituições.

Confira aqui a programação do evento.