SIUFPI 2021: VIII SEMAE vai orientar sobre benefícios da PRAEC e gestão pessoal e acadêmica

Imprimir
Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 08h52

O VIII Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE) trará minicursos voltados para a gestão da vida pessoal e acadêmica e orientações de como acessar os benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). O Seminário traz como tema norteador “A importância da continuidade e permanência da assistência estudantil universitária no contexto atual” e será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2021, como parte da programação do SIUFPI-2021 - Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí.  

“O evento foi planejado pela equipe da CACOM-PRAEC (serviços social, pedagógico e de apoio psicológico) para trazer conteúdos do interesse do estudante universitário, em especial, dos beneficiados pelas ações da PRAEC”, informou a Pró-Reitora da PRAEC, professora Mônica Arrivabene.

Patrick Quelemes, representante do SEMAE junto ao SIUFPI 2021, destacou o que pretende o evento. “Apresentar ferramentas para uma melhor gestão da vida pessoal e acadêmica, visando o gerenciamento do tempo, das emoções e das atitudes. Em paralelo, serão discutidos o reestabelecimento e a continuidade das ações da PRAEC no contexto atual”.

Abertura – A solenidade de abertura será no dia 02 de dezembro, às 14h, com pronunciamentos e a palestra “A importância da continuidade e permanência da assistência estudantil universitária no contexto atual”, ministrada pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), assistente social Luciana Mary Carvalho.

Minicursos - No dia 02 de dezembro, às 16h, será realizado o minicurso 1 - DIVERTIDAMENTE - Conhecendo minhas emoções e inteligências, com o psicólogo Dr. Carlos Eduardo Leal e equipe do SAPSI - Serviço de apoio psicológico da PRAEC. No dia 03 de dezembro, às 8h, será o minicurso 2 - Como conseguir meu benefício? Tutorial para inscrição no SINAE, conduzido pela assistente social Jociara Lima e pela equipe do SES - Seviço social da PRAEC. Também no dia 03 de dezembro, às 10h, terá o minicurso 3 - Apresentações de trabalho em público: Técnicas de ralaxamento e oralidade, com a professora Jasmine Malta (UFPI) e mediação da pedagoga Cremilda Lima e equipe do SEPE - Serviço pedagógico do PRAEC.

Os participantes do VIII SEMAE vão receber certificado de participação de 08 horas.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do SIUFPI 2021, no período de 08 a 29 de novembro. A programação completa pode ser acessada através do link