Abertura do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS

Imprimir
Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 13h46

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI), em parceria com Secretaria Executiva da UNA-SUS e colaboração das instituições: UFAM, UFBA, UEA e UNB, realizaram na noite dessa terça-feira (9), a abertura oficial do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, que trouxe como tema central a “Formação profissional e o direito à saúde: evidência científica e a qualidade da prática”.

19 2 copy

Abertura do evento aconteceu na noite de ontem

Estiveram presentes na solenidade, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a senadora Eliane Nogueira; a coordenadora executiva da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso Marinho; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam; o Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, Francisco Nascimento; secretária executiva da UNA-SUS nacional, Fabiana Damásio, Arquimedes Cardoso, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI; Cristiane Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Guito Vitoy, representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil; Ricardo Ghelman representante da OPAS e da Bireme; Desembargador Francisco Meton Lima coordenador e Presidente do NUEPES/UFPI;  Luiz Ari Messina, coordenador da Universidade de Telemedicina, Herlon Clístenes Lima Guimarães,  Superintendente SESAPI; Cristiane Maria Ferraz Damasceno Moura Fé, Diretora de atenção à saúde da SESAPI, Carlos Eduardo De Oliveira Lula, Presidente do CONASS; Dra.  Auridene Maria da Silva Moreira de Freitas Tapety, Presidente do COSEMS – PI, Diego Gonzalez, Diretor da BIREME; Múcio Bremen, Diretor do CLAP; Lely Guzman, Diretora da OPAS – Dra, dentre outros convidados.

O evento foi aberto ao público pelo músico e professor do IFPI, Vagner Ribeiro, que interpretou uma canção genuinamente piauiense do artista Dominguinhos e os irmãos Clodo, Clésio e Climério.

unasus 2

Atração cultural, músico Vagner Ribeiro

Em seguida, Gildásio Guedes fez as honrarias da casa agradecendo aos presentes pela participação. “Estamos felizes e de acordo com as atividades da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde na nossa Instituição, pois é uma ação que beneficia a sociedade como um todo. Estamos presentes para ajudar a fortalecer a UNASUS em nossa Universidade na medida do possível, agradeço a todos e, principalmente, a equipe coordenada pela anfitriã, Lis Marinho”, ressaltou.

unasus 3

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Viriato Campelo destacou a importância da Universidade Aberta do SUS na UFPI. “A UNA-SUS veio dar uma contribuição muito grande a formação dos recursos humanos para o atendimento ao SUS. A UFPI defensora do SUS. Trabalhamos neste momento com a reformulação de todos os currículos para adequá-los a nova realidade, que é dar uma atenção primária de qualidade. A UFPI, por meio da UNA-SUS, formou mais de 25 mestres na área de Saúde da Mulher e outras ações como formação de profissionais na Especialização em Saúde da Família e Comunidade e turmas do Mais Médicos. Estamos aqui para contribuir para concretização do SUS, pois esta é a nossa meta na UFPI”, disse.

usaus 4

Vice-Reitor, Viriato Campelo

A senadora pelo Piauí, Eliane Nogueira, reafirmou a importância do sistema público e universal de saúde. “Em 2020, mais do que nunca, os brasileiros puderam comprovar quão fundamental é a existência de um sistema único de saúde no nosso país. A covid, uma doença desconhecida que foi bravamente combatida nos hospitais públicos, nas unidades básicas de saúde, nos hospitais de campanha, e até nas unidades de Samu, em alguns municípios. Uma rede louvável de profissionais. Parabéns a professora Lis Marinho, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí, a secretaria executiva da Rede UNA-SUS, Maria Fabiana Damásio Passos, e a todos que participaram da organização desse evento”.

unasus 5

Senadora Eliane Nogueira

A secretária executiva da UNA-SUS nacional, Fabiana Damásio, por sua vez, parabenizou o incansável trabalho desenvolvido pelos coordenadores de todas universidades. “Durante a pandemia foram esses profissionais que construíram todas as nossas ações de formação ofertadas para os trabalhadores e trabalhadoras do SUS, com esse tema, formação profissional e direito a saúde, qualidade na prática, temos 450 participantes, com mais de 40 trabalhos apresentados, isso revela com êxito o que foi realizado aqui, pela comissão organizadora do 28º Encontro. Hoje estamos praticamente em todos municípios do Brasil graças a potência das universidades públicas que fazem parte da rede e a todo trabalho exercido por todos os integrantes”, afirmou, desejando, ainda, trocas enriquecedoras para discutir o presente e o futuro da saúde pública no país.

unasus 6

Secretária executiva da UNA-SUS nacional, Fabiana Damásio

Guito Vitoy, representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil, colocou a importância do SUS em sua fala. “Sabemos o quanto é difícil organizar uma programação de tamanha magnitude, é extremamente oportuno reconhecer todo esse esforço que essa equipe teve. É um momento muito importante para reconhecer o valor que o sistema de saúde tem para a sociedade. Vemos um processo de dois anos de desgaste de uma situação jamais vivenciada por nós e por esse nosso sistema deu resposta as necessidades de um grande poder de adaptação. Saber que por traz desse sistema existe uma série de instituições de formação profissional entre elas a UNA-SUS, que reúne as melhores universidades do país, é  reconhecer todo o papel que a universidade tem na formação de novos profissionais e o quanto isso foi importante para que o nosso sistema pudesse dar essa resposta, valorizar a ciência acima de tudo, reconhecer o papel que a universidade pública tem na produção e dissertação de ciência baseada em evidências, em ciência baseada em ciência”, afirmou. 

7 copy copy copy

Guito Vitoy, representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil

O coordenador e Presidente do NUEPES/UFPI, desembargador Francisco Meton Lima, cumprimentou a todos, parabenizando o reitor e todos que viabilizaram esse encontro, desejando muito sucesso no desenrolar do evento.

8 copy

Coordenador e Presidente do NUEPES/UFPI, desembargador Francisco Meton Lima

Com a palavra, o coordenador da Universidade de Telemedicina, Luiz Ari Messina, explicou que com respeito ao desenvolvimento humano, e agora depois da pandemia essa questão da telemedicina e telessaúde, deixou claro a todos que é uma prática eficiente. “A prática de uma telemedicina segura responsável e ética vai permitir que a população passe a ter acesso mais facilitado. Parabenizo a Universidade Federal do Piauí que vem demonstrando uma atitude muito séria e competente em relação a saúde pública no Brasil”, afirmou, destacando que espera que toda a população possa ter um acompanhamento adequado de sua situação de saúde em todos os cantos do país.

Ricardo Ghelman, representante da OPAS e da Bireme, destacou a importância da ciência e da síntese de evidências, já destacada em outros eventos da UNA-SUS/UFPI e parabenizou aos organizadores.

10 copy

Ricardo Ghelman representante da OPAS e da Bireme

A Pró-Reitora de Extensão de Cultura da UFPI, Deborah Dettmam, enfatizou que já esperava que o evento fosse tão bem organizado e desejou que as experiências trocadas entre as universidades dos outros estados com a UFPI sejam enriquecedoras.

11 copy

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam

O professor Francisco Nascimento, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, desejou êxito a todos os participantes. “Espero que possamos retirar excelente proveito e todas as atividades que aqui acontecerem, parabéns professora Lis Marinho”.

12 copy

Francisco Nascimento, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI

Cristiane Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, saudou a todos, enfatizando que é um evento muito importante para sociedade.

14 copy copy

Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiane Machado

A coanfitriã e coordenadora executiva da Una-sus, Lis Cardoso Marinho, finalizou o evento enfatizando a qualidade do 28º Encontro da Rede UNA-SUS. “O Encontro é uma troca de saberes e práticas, mas também de muitos conhecimentos internalizados, esperamos que todos consigamos com estes dias de evento transformar atitudes, transformar pensamentos e o que ouvimos e discutiremos possa contribuir para melhoria da saúde da população do país”.

WhatsApp Image 2021 11 10 at 11.24.42 copy

Coordenadora executiva da Una-sus, Lis Cardoso Marinho

Conferência de abertura

Com o tema “Formação profissional e o direito à saúde: evidência científica e a qualidade da prática”, o 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS iniciou sua programação com a conferência de abertura “SUS é o direito à saúde”. A palestra foi ministrada pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ulisses de Barros Panisset.

abertura 5 copy

Palestrante Ulisses de Barros Panisset

Com mais de 30 anos de experiência em cooperação internacional para promover pesquisa para a saúde em países de baixa e média renda e a equidade em saúde, Ulisses Panisset abordou alguns aspectos essenciais, tais como: democracia e saúde; saúde e direitos humanos; neoliberalismo contra o direito à saúde; direito ao conhecimento e a informação diante à desinformação contra o direito à saúde coletiva; saúde e o racismo; ciência e o SUS; força de trabalho e o direito à saúde.

“O SUS é parte de tal e concreto direito à saúde a ser completado pelo alcance dos direitos à vida e a superação de determinantes sociais que continuam asfixiando as oportunidades da maioria do nosso povo e jogando contra a saúde de forma tão desigual. Buscava-se no SUS princípios de saúde que fosse aberto e acolhesse todos os brasileiros e brasileiras e simultaneamente considerasse os determinantes sociais da saúde”.

Democracia e Saúde

Na oportunidade, Ulisses Panisset discutiu sobre democracia e saúde. Ele explica que este é um tema amplamente discutido na comunidade cientifica de saúde coletiva como a essência da questão do direito à saúde.  

“Democracia é saúde e saúde é democracia. Democracia é fundamental para garantir a saúde e a saúde e democracia apoiam-se na nossa certeza de que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas dependem dos direitos sociais essenciais relacionados ao enfrentamento das consequências de determinantes sociais muitas vezes perversos e, principalmente, para maioria mais vulnerável”.

Panisset explica que o SUS pressupõe um projeto de sociedade que se expressa em valores civilizatórios como igualdade, justiça social e democracia. “O SUS é um direito à saúde concretizado na estratégia de saúde da família; na política nacional de imunização; na redução expressiva da mortalidade infantil; na vigilância epidemiológica e sanitária; na política de assistência farmacêutica de transplante de órgãos; no SAMU, na política de AIDS e Hepatites; na reforma psiquiátrica; no combate ao uso de tabaco; na pesquisa e na criação da UNA-SUS, que vocês mantem acesa dentre outras políticas públicas exitosas”.

Papel da Una-sus

Ao final da conferência, Ulisses Panisset destacou o papel da UNA-SUS quanto ao direito de acesso aos trabalhadores de saúde ao conhecimento de qualidade promovido por uma rede de universidades. “Aqui não passam fakenews, elas não passarão. A UNA-SUS é a maior iniciativa estatal do mundo de formação da força de trabalho de um sistema de saúde. Se o SUS é em grande parte um direito à saúde, a UNA-SUS é fator inconteste de promoção da qualidade desse direito. A rede é equalizadora para diminuir as desigualdades profundas que existem entre os trabalhadores do SUS, beneficiando sobremaneira e em última análise os usuários do SUS”.