3º dia do 28º Encontro Nacional UNA-SUS traz debates nas áreas de educação e saúde

Imprimir
Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 08h04

O terceiro dia de atividades do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, começou com apresentações em mesas-redondas. Durante esta quinta-feira (11), os participantes tiveram uma troca de experiências fundamental para o desenvolvido da rede. O evento online tem se destacado e ao todo são contabilizadas seis mesas para dissipar conhecimento em educação e saúde.

WhatsApp_Image_2021-11-11_at_11.58.22.jpeg

Mesa-redonda 2 com o tema “Antes de formar: Formação profissional para o SUS”

A mesa 2 ficou sobre a coordenação de Celsa Souza da Universidade Federal do Amazonas.  O tema da mesa foi “Antes de formar: Formação profissional para o SUS”, iniciada às 8h da manhã com a apresentação de Diego González, ex-diretor do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Saúde. BIREME/OPAS/OMS, que trouxe como abordagem central de sua apresentação “A agenda 2030 e o impacto na formação de recursos humanos”.

WhatsApp_Image_2021-11-11_at_11.57.49.jpeg

Discussão realizada por Diego González

“Há anos, trabalhamos com os objetivos do milênio. Entre os objetivos da Agenda 2030 estão a erradicação da pobreza, da fome, trazer saúde de qualidade a todos, como educação, igualdade de gênero entre outros assuntos abordados. E pela saúde estamos hoje aqui, principalmente, buscar maior qualidade de saúde pelo SUS”, afirmou Diego González.

Na sequência, os conferencistas Francisco Eduardo Campus, SE-UNA/SUS e FioCruz com o tema” A educação permanente do SUS” e Liliana Santos- ISC/UFBA com o tema “Experiência na formação de recursos humanos”. A mesa foi encerrada às 12h.

8_copy_copy.png

Mesa-redonda 3 com o tema “Depois de formar: qualificação das práticas profissionais depois do SUS”

No período da tarde, foi a vez da mesa 3, que teve como tema “Depois de formar: qualificação das práticas profissionais depois do SUS”, e foi coordenada por Edinalva Nascimento, representando a Secretária Executiva da UNA-SUS. A abertura das apresentações foi iniciada por Isabela Cardoso, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia que tratou do processo de construção do SUS, a redefinição dos processos de formação e qualificação profissional, bem como mecanismos de planejamento, contratação, distribuição e gestão dos trabalhadores do setor.

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png

Isabele Cardoso durante sua apresentação na mesa-redonda 3

“Temos uma longa caminhada nesse processo de construção de todas essas ações estratégicas e investimentos em relação a qualificação dos trabalhadores e dos profissionais de saúde desde quando lá atrás no movimento da reforma sanitária, foi um grande investimento feito ao longo desses 33 anos de SUS em pensar na formação, na questão de recursos humanos, de saúde e nessa área como formação desses sujeitos”, pontuou Isabela Cardoso.

Maria Fabiana Damásio, Secretária Executiva da UNA-SUS explicou um pouco sobre a rede UNA-SUS. Enquanto, o professor Nathan Mendes da Universidade Federal de Minas Gerais trouxe para debate a formação em saúde na atenção primária.

O evento continua e terá encerramento às 18h desta sexta-feira (12).