UFPI terá comissões setoriais de governança em todas as unidades da instituição

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h06

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai criar comissões setoriais de governança para aprimorar o processo de gestão interna. A decisão foi formalizada através de Portaria da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). “A intenção é dar mais efetividade às ações da UFPI, garantindo que a melhor gestão possibilite melhores resultados para toda a comunidade”, diz o pró-reitor Luís Carlos Sales.

A medida está em sintonia com as orientações do Governo Federal, no sentido de melhorar a gestão nas universidades. “A UFPI sai na frente da maior parte das universidades e mostra compromisso e capacidade de inovação”, afirma o pró-reitor. Ele ressalta ainda que esta é uma "atividade meio" para fortalecer os "objetivos fins" da Universidade. “No final das contas, o mais importante é o resultado final, que é uma Universidade mais eficiente e capaz de atender melhor às suas diversas clientelas”, destaca.

luiscarlos 18 1 copy copy copy

Pró-reitor Luís Carlos Sales

Luís Carlos Sales diz que um dos objetivos é fazer a UFPI avançar no Índice Integrado de Gestão e Governança Publica (IGG), do TCU. “Já avançamos neste ano de 2021, passando do nível inicial para o intermediário. Agora estamos trabalhando para chegar ao nível aprimorado, o mais alto indicador”, afirma. Ele diz ainda que “um bom planejamento facilita a conquistas desses objetivos. É isso que estamos fazendo: desenhando agora a UFPI do futuro, a UFPI de amanhã e depois de amanhã”.

A Diretoria de Governança, unidade que faz parte da Proplan, ficará responsável pela condução desse trabalho junto aos gestores setoriais. As comissões terão atribuições voltadas para a construção de boas práticas de gestão, estabelecendo planos de curto, médio e longo prazo.