Desembargador e professor da UFPI pode ser novo ministro do STJ

Imprimir
Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 11h29

O desembargador e professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), está entre os indicados para concorrer às vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com as aposentadorias dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro.

 

desembargador carlos pires brandao.JPG.750x0 q95 crop

Desembargador Carlos Augusto Pires Brandão

 

Está prevista para o dia 23 de fevereiro de 2022 sessão presencial do pleno do STJ, para a eleição dos nomes dos desembargadores federais. A eleição visa compor uma lista tríplice que será encaminha ao presidente Jair Bolsonaro para a escolha.

 

BIOGRAFIA

Carlos Augusto Pires Brandão é desembargador federal no TRF da 1ª região, em Brasília. É egresso do curso de Direito da UFPI (1993), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialista em Direito Constitucional pela UFPI (2001) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).

Foi nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 para ocupar a vaga do desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca que, à época, tomou posse como como ministro do Superior Tribunal de Justiça.